Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Sociedade do Contrato

A partir da análise do texto de Max Weber contextualizando com a atualidade, depreende-se que a sociedade moderna é a sociedade do contrato.

Com a ascensão da burguesia, as relações de variadas formas demandaram uma segurança maior. Na busca dessa segurança, a fonte requerida foi a jurídica. O contrato tornou-se um meio de garantia, provendo estabilidade, equilíbrio, além da segurança nas relações. Dessa forma Direito e Economia aproximam-se.

A época moderna é marcada pela racionalidade. No âmbito contratual não seria diferente. Diferentemente dos contratos da Antiguidade, marcados por elementos mágicos, o contrato moderno é pautado pela racionalidade, muitas vezes é realizado por dois estranhos (o que não ocorria na Antiguidade), e tem por fim elementar garantir o cumprimento de uma promessa mútua de determinados atos para se chegar a um fim concreto.

O contrato moderno é, em essência, uma forma de garantir a liberdade, visto que assegura uma responsabilidade pretendida pelo contratante. É claro que tal instituição pode ser desvirtuada de seu fim, e o contrato nem sempre ser uma garantia de liberdade.

Sendo assim, é possível visualizar a extrema importância do contrato na sociedade moderna, e não só interligado com a Economia, mas também com a esfera social, política, ambiental, intervindo em todos tipos de relação da sociedade moderna capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário