O positivismo teve suas raízes na França principalmente
através de Auguste Comte que trouxe a sociologia em estudo autônomo, saindo das
indagações antigas da filosofia e trazendo a filosofia sob a perspectiva
empirista a partir de fenômenos observáveis. O positivismo para Comte seria a
única forma de conhecimento válido, a partir desse método a sociedade seria
capaz de responder e solucionar os problemas do corpo social, alcançando o
progresso e um estágio de superação.
Comte apresenta em seu curso de filosofia positiva três
estados em que ocorre a evolução do pensamento humano, a saber, o teológico
onde busca interpretação do surgimento do mundo, de todas as coisas, que é
respondido por elementos supranaturais como os deuses e os espíritos, o segundo
estado chamado metafísico onde os deuses são transformados em forças abstratas
(concepções da natureza) para a explicação dos fatos da realidade, e por último
o estado positivo onde não se busca responder o porquê de tudo, ou sua origem,
e sim utiliza a razão para entender as leis, e as relações da sociedade, e
somente nesse estado os seres humanos alcançaria a indenidade intelectual. O
positivismo se preocupa em estudar a fundo o desenvolvimento da sociedade, da
moral, de suas regras, com o objetivo de colocar em ordem o mundo e reorganizar
a sua estrutura visando o interesse coletivo.
Olavo
de Carvalho seguidor da corrente positivista acredita assim como Comte que a
ordem tem um valor supremo, Olavo exterioriza seus pensamentos conservadores em
várias obras, em especial no livro “O imbecil coletivo”. Acerca do capítulo “mentiras gays” podemos
observar a problemática evidenciada pelo autor ao constatar que a classe
homossexual almeja fugir da organização do interesse público, buscando direitos
que sobressaem aos heterossexuais. Para ele a elite intelectual atual está
precisando recuperar os princípios morais de ordem lógica para retomar o curso
de uma sociedade progressista. Olavo defende a procriação (concepção) como
valor superior a opção sexual, e qualquer pensamento que fuja dessa composição
estará desassociando a diretriz legítima da condição humana. A finalidade da
ciência positiva está caracterizada na organização única e autêntica do corpo
social, as mudanças que escapam das instituições sociais tradicionais trazem
indisciplina ao bem-estar dos indivíduos.
Joyce Mariano Santos
Direito - Matutino
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