VERDADES INDIVIDUAIS DE IMBECIS COLETIVOS
O Positivismo, corrente filosófica baseada nos escritos de August Comte, baseia-se na observação dos acontecimentos cotidianos e busca explicar os fenômenos com base em estabelecimento de relações causa-efeito. No entanto, muitas associações podem ser meramente casuais, sem relação intrínseca entre os acontecimentos, levando a conclusões errôneas. O pensamento simplista pode, também, ignorar que muitos acontecimentos são multifatoriais e multicausais. O método científico, na medida em que tenta normatizar e reproduzir os eventos analisados, busca dar maior qualidade e precisão às conclusões, mas a própria normatização faz com que a observação seja sobre eventos controlados, afastados da realidade circunstancial.
Olavo de Carvalho, em seu texto "Mentiras Gays" emite conceitos baseados em filosofia positivista quase pura, usando argumentos simples baseados em observações empíricas de fatos isolados para justificar suas opiniões, sem qualquer rigor metodológico ou científico. Suas conclusões refletem, em última análise, sua própria visão preconceituosa sobre o tema homossexualismo.
Cabe analisar, no entanto, que a sua argumentação visa desqualificar idéias amplamente divulgadas - e aceitas como verdades quase absolutas - que são igualmente baseadas em idéias simplistas de mera causalidade.
O comportamento humano é influenciado por fatores múltiplos. A admissão sumária de qualquer argumento simplório como verdade está invariavelmente fadada ao erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário