Tema: Novos direitos na sociedade pós-moderna: entre a ação e a reação.
Ao analisarmos o texto discutido em aula durante a semana passada, uma questão de enorme relevância ganhou destaque. É aquela concernente às novidades surgidas na sociedade pós-moderna e à necessidade destas novidades serem tuteladas pelo Direito. Inclui-se aí a ação para a criação de normas por parte da sociedade e a reação à invenção destas normas.
No mundo globalizado de hoje, novas tecnologias surgem com frequência. Estas tecnologias não são referentes somente à produção. Elas também se referem aos meios de comunicação. Teríamos, por exemplo, a internet como uma destas formas inovadoras, com seus, cada dia mais, atuais sites de relacionamentos e de divulgação de conteúdos. Com isso, a vida particular das pessoas fica exposta cotidianamente. Podem existir vídeos gravados a nosso respeito, divulgados na internet, sem que saibamos disso. Podemos ter nossos perfis em sites de relacionamento, como o Facebook, consultados por quaisquer pessoas, ainda que estas não vejam tudo o que expomos nestes sites, entre outros. Com tanta exposição, é natural que alguns problemas comecem a surgir. Como exemplo, poderíamos destacar o uso dos sites de relacionamento ou de exposição de vídeos pelos empregadores para analisarem melhor seus empregados. No entanto, apesar destes problemas, muitas normas ainda não foram criadas a respeito deste assunto. Mas acredita-se que, à medida que as vicissitudes se perpetuarem na sociedade, ações pedindo normas serão criadas, originando, também, uma série de reações.
Analisando mais concretamente o assunto aqui discutido, podemos mencionar a necessidade da aquisição de novos direitos surgida na atualidade. Um destes direitos seria o concernente à união homoafetiva, por exemplo. E, com relação a tal direito, fica fácil entendermos a ação para a criação da norma favorável a ele e a reação à criação de tal norma.
Como ação, podemos destacar, sobretudo, as passeatas, as manifestações, os protestos por parte da população homossexual e de seus “auxiliadores”, pedindo a legalização da união entre homossexuais.
Já como reações, duas análises devem ser feitas, uma vez que temos reações positivas e reações negativas. A reação positiva encontra-se no apoio dado, por parte da sociedade, à causa dos homossexuais, entrando na luta e “brigando” pelo direito deles. A reação positiva encontra-se também na aceitação, por parte das autoridades, das reivindicações, legalizando tal forma de união. No entanto, como reação negativa, podemos não somente citar a atitude de alguns parlamentares opostos a tal legalização, mas também a atitude por parte de algumas pessoas da sociedade que agem de forma violenta e extremamente intolerante à causa dos homossexuais.
Disponível em : <http://zelmar.blogspot.com/2011/06/passeatas-diferentes.html>. Acesso em: 31 out. 2011.
X
Disponível em:< http://pablo.deassis.net.br/2011/07/minha-opiniao-sobre-leis-contra-homofobia/>. Acesso em: 31 out. 2011.
Depois desta análise, fica fácil concluirmos que a ação por parte da população é a principal forma de aquisição de novos direitos na sociedade pós-moderna. Fica fácil percebermos também as reações às ações sociais e o caráter positivo ou extremamente danoso que estas podem assumir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário