Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Racismo e ação social: quando o contexto molda as escolhas

A teoria da ação social, desenvolvida por Max Weber, parte da ideia de que toda ação só é social quando está carregada de sentido — ou seja, quando é orientada por intenções que levam em conta a presença ou a reação de outras pessoas. Para Weber, entender a sociedade é compreender os significados que os indivíduos atribuem às suas condutas, e como esses significados são moldados por valores, crenças e contextos históricos.

Por sua vez, Silvio Almeida, ao discutir o conceito de raça e o funcionamento do racismo estrutural, amplia essa perspectiva ao mostrar que as ações dos indivíduos estão inseridas em uma sociedade marcada por hierarquias raciais. O racismo, segundo ele, atravessa instituições, molda oportunidades e define os limites de atuação de diferentes grupos. Ou seja, o sentido da ação individual está profundamente relacionado a estruturas históricas e sociais que nem sempre são visíveis, mas que influenciam diretamente o cotidiano.

Nesse ponto, portanto, o pensamento dos dois autores se complementa: Enquanto Weber destaca o papel da subjetividade na construção das ações sociais, Almeida chama atenção para os condicionantes externos que moldam essa subjetividade. O agir humano é, portanto, resultado de uma tensão constante entre intenções individuais e barreiras estruturais. Ignorar esse contexto é correr o risco de analisar ações sociais de forma superficial ou desconectada da realidade vivida por muitos grupos.

Compreender a ação social hoje exige ir além das motivações pessoais. É necessário considerar também as estruturas de dominação que atravessam a sociedade — como o racismo — e que influenciam não apenas o que os indivíduos fazem, mas o que lhes é permitido fazer. É nesse cruzamento entre subjetividade e estrutura que se revela a complexidade da vida social contemporânea.


Anna Lívia Izidoro Ferreira, 1° Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário