René Descartes e Francis Bacon foram
pensadores de suma importância ao criticarem a esterilização do ensino
tradicional na Idade Moderna, o qual, segundo eles, não transmitia o verdadeiro
conhecimento. Entretanto, percebe-se que tal análise ainda é compatível com a forma
de aprendizagem no ensino fundamental e médio no Brasil, que dotado de métodos
repetitivos e decorativos não contribui para o esclarecimento dos alunos.
Para Descartes, a formulação do conhecimento
confiável pressupõe, num primeiro momento, a suspensão do juízo, ou seja, é necessário
que o aluno questione as informações obtidos através dos livros didáticos
escolares, a fim de adquirir ativamente esse conhecimento. Entretanto, sabe-se que
a grande parte das escolas brasileiras não influenciam seus alunos a desenvolverem
um senso crítico, termo esse que designa a capacidade do indivíduo em refletir sobre
alguma determinada informação e efetuar conclusões próprias, pois impõem um
sistema de ensino baseado na repetição de informações, inibindo o desenvolvimento
de uma capacidade crítica no estudante. Dessa forma, é evidente que as instituições
educacionais básicas brasileiras, atualmente, contribuem para a formação de “enciclopédias
humanas”, os quais não possuem a capacidade de lidar com as diversas situações do
cotidiano que não são previstas nos livros da escola, como por exemplo, a
educação financeira básica.
Do ponto de vista de Bacon, o
verdadeiro conhecimento é resultado da sobreposição da razão humana com métodos
empíricos, naquilo que ele intitula de método indutivo. Dessa forma, vale destacar
que no ensino superior público, através das extensões, os resultados das pesquisas
acadêmicas podem ser aplicados na sociedade leiga, com a finalidade de se
comprovar empiricamente a real eficácia dessas pesquisas. Entretanto, em relação
ao ensino básico, as informações contidas nos livros são, geralmente,
transmitidas aos alunos sem nenhuma demonstração empírica, seja na sala de aula
ou na sociedade que os cercam. Assim, é notável que a educação básica
brasileira se engaja em transmitir aos estudantes apenas o conteúdo racional,
sem demonstrar a eles como tal conhecimento surgiu e qual a sua finalidade no
meio social.
Enzo Mario Suguiyama Direito- Matutino.
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