Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 4 de julho de 2021

A carência de conhecimento cientifico no cenário pandêmico

 

A frase “conhecimento é poder”, que é amplamente associada ao filosofo Emmanuel Kant, paira sobre a cabeça das pessoas há muito, entretanto, o cenário em que o Brasil se encontra contradiz essa fala em diversos pontos, onde o conhecimento cientifico pelo qual o filosofo preza é colocado em segundo plano, perdendo cada vez mais espaço para o achismo.

No ano de 2020 o vírus Sars-Covid 2 atingiu o Brasil e o resto do mundo, a expectativa inicial era de que por um curto período de tempo uma quarentena seria feito e após alguns meses vacinas começariam a ser aplicadas na população, porem o governo federal se mostrou amplamente cético ao caminho para o qual a ciência e o conhecimento verdadeiro o encaminhava, decidindo então utilizar de remédios sem comprovação cientifica para cortar a contaminação do vírus e curar os doentes, essa decisão, que contrariou todos os princípios científicos, transformou o brasil no 10o pais com mais mortes proporcionais por covid.

O pensamento de Rene descartes contribuiu para a iniciação do chamado método cientifico, que é pautado na ciência, na busca por um conhecimento que seja baseado sempre da veracidade das coisas. Quando pegamos esse método e aplicamos no cenário descrito no parágrafo acima, é de se imaginar que descartes ficaria minimente surpreendido com tamanha idiotice desse governo, entretanto após a fala “[...] os eleitores querem lideres mais burros do que eles” no filme “o ponto de mutação”, as decisões tomadas por esse governo fazem mais sentido.

Kant por sua vez ficaria ainda mais abismado após observar como as decisões atualmente vistas não são pautadas na busca pelo conhecimento cientifico e em sua validação pela testagem, fatores que o filosofo tanto apontou em sua obra o novum organum. Vale ressaltar ainda que apesar do conhecimento cientifico pelo qual Kant e Descartes prezam não é de todo absoluto, porém, tomar decisões baseando-se em puro achismo é com certeza menos sábio do que buscar a ciência.

Após análise das obras indicadas e avaliando o cenário atual do brasil, é de se notar que o conhecimento cientifico se faz muito necessário para uma recuperação social que se baseie antes de tudo no que Descartes e Kant propuseram, não apenas no achismo e no ceticismo com a ciência.

 

                                   Victor Hugo da Silva Fernandes | Turma 38 | Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário