Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

A continuação do preconceito

Em meio ao século XXI, apesar de diversos avanços científicos e culturais, ainda há a existência de inúmeras formas de preconceito. Como mostrado no filme de Karim Ainouz estreado em 2002: Madame Satã, apesar de estarmos inseridos em uma sociedade teoricamente evoluída ainda há a continuação do preconceito, no caso do filme da homofobia vivenciado pela personagem principal João Francisco dos Santos, uma travesti que resiste em meio a uma sociedade preconceituosa e intolerante.
O preconceito contra pessoas da comunidade LGBTQ+ ainda é muito grande em países como o Brasil. Em pleno 2019 ainda há a discussão de um julgado no STF para a criminalização da homofobia adjunto a outras formas de preconceito como o racismo.
O pensador McCann em sua obra não trata especificamente da homofobia, entretanto, discute o racismo. Porém, podemos relacionar o racismo diretamente com a homofobia, uma vez em que ambos tratam de uma ideologia que prega a superioridade/ inferioridade de um determinado grupo em relação ao outro. Assim, o legislativo tendo o dever de elaborar uma legislação que combata o racismo deve também combater a homofobia e a transfobia, podendo sua omissão ser considerada uma omissão inconstitucional parcial.
Giovanna da Fonseca Lopes – 1º ano Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário