Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de maio de 2013

Dialética e seus reflexos na história da humanidade

Engels e Marx são teóricos alemães bastante prestigiados hordiernamente uma vez que ambos são responsáveis pela fundação do socialismo científico.
Em sua obra “Do Socialismo utópico ao socialismo científico”, Engels elogia os iluministas, os quais auxiliaram, com suas teses, na ruptura com o passado, tornando possível uma emancipação do pensamento, que, na teoria do alemão, libertaria as forças cientificas do homem a fim de transformar a realidade.
A principal contribuição teórica de Engels e Marx está na Dialética Materialista, que visa à análise profunda do universo e do desenvolvimento da humanidade segundo suas experiências históricas em detrimento das ideias- materialismo hegeliano. Por esse motivo, Engels critica o método metafísico, caracterizado pela fixidez e pela investigação isolada, e o método de fragmentação dos objetos, uma vez que estes, nas palavras do intelectual, não analisam profundamente o que é real, de forma que acabam perdendo a visão do todo. A Dialética Materialista demonstra que a realidade se liga ao que lhe é historicamente anterior. Há sempre uma tese- afirmação- e uma antítese- negação. Do questionamento da tese pela antítese, é possível produzir uma síntese, a qual consiste em uma nova realidade. Em suma, a história da humanidade é o reflexo da dialética.Isto posto, o materialismo, ao desvendar as leis do desenvolvimento histórico, leva os teóricos à conclusão de uma das principais leis históricas: a luta de classes.
Segundo Engels: “... com exceção do Estado Primitivo, toda a história era a história da luta de classes, e que as classes sociais em luta entre si eram em todas as épocas”. Um exemplo dessa problemática foi quando a burguesia, depois de ter enriquecido, aspirou ao poder político de forma que derrubou a Monarquia e instalou uma nova realidade. Do mesmo modo, Engels acredita que o governo burguês carrega em si seu próprio germe de destruição: o proletariado, classe marginalizada pelo capitalismo. Dentro desse contexto, como produto das lutas entre o proletariado e a burguesia, surge o socialismo buscando compreender as leis histórias e as contradições capitalistas.
Diante do que foi exposto, o método dialético pode ser empregado na compreensão de outros campos da vida. Atualmente, há exemplos da dialética na questão dos negros, dos homossexuais, etc; grupos, muitas vezes marginalizados pela sociedade, contestam a realidade em que vivem a fim de buscar condições de vida melhores- produção de novas sínteses.


Marina Cavalli- direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário