É comum confundirmos e tratarmos como idênticos os conceitos Direito e Liberdade. Entretanto são profundas as diferenças e intelectuais como Hegel e Marx, entre outros, dedicaram parte de sua obra ao assunto.
A positivação da liberdade dos indivíduos, que viria somente através minoria dominante pois somente esses possuíam tal capacidade e, portanto, nem toda liberdade desejada por esses indivíduos tornava-se direito de fato. Mas é necessário que os indivíduos aglutinem-se e pressionem o Estado a fim de conquistar seus direitos a essas liberdades.
A divergência entre Hegel e Marx quanto a esse assunto nasce no que cada um acredita por liberdade, uma vez que Hegel acredita que a liberdade é ideal, que essa é algo desejado igualmente por todos e que dai nascerá a positivação jurídica. Já Marx dizia que a liberdade era a realidade de cada cidadão e significaria a igualdade entre todos eles.
A liberdade atualmente nasce de muitos meios seja da luta de um trabalhador seja pela "caridade" dos governantes mas sempre deve estar na forma da lei, positivada no Direito, no caso do Brasil, na Constituição Federal que rege o Estado democrático no qual vivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário