De acordo com a teoria do Weber, o capitalismo é um produto da cultura. Opinião que discerne da Marxista. Segundo aquele, a partir das ações sociais é que se instaura o modo de produção.
Ademais, Weber, no livro da “Ética protestante e o Espírito do Capitalismo” quer entender como um determinado agir social engendrou este modo produtivo. A tese levantada é que , por meio da racionalização , criada pelo protestantismo, é que se cria o Capitalismo. Neste último o pilar principal seria a racionalização do Homem. De forma que o cálculo dos investimentos e do valor do trabalho é algo essencial.
Ademais, Weber, no livro da “Ética protestante e o Espírito do Capitalismo” quer entender como um determinado agir social engendrou este modo produtivo. A tese levantada é que , por meio da racionalização , criada pelo protestantismo, é que se cria o Capitalismo. Neste último o pilar principal seria a racionalização do Homem. De forma que o cálculo dos investimentos e do valor do trabalho é algo essencial.
Demais, tais características são vigentes, ainda hoje. Haja vista o fato das pessoas investirem em bolsas de valores segundo os cálculos. É claro que há a especulação. Tornando, assim, os investimentos , bastante, perigosos. Por que , então, isso ocorre? Devido à questão de que o Capitalismo possuir uma razão irracional. Visto pelo fato de que a racionalização capitalista vem de uma ética irracional, a ética protestante. Pois, a religião , a crença divina , está num plano metafísico.
Dessa forma, ainda na sociedade pós – moderna, há o cálculo , a premeditação dos investimentos, a valoração do trabalho ,corroborando que somos todos protestantes pelo menos na formação cultural. Por exemplo : Se uma pessoa vive de arte, é poeta. Por muitos, este sujeito é visto como “vagabundo”. Entretanto, se a pessoa trabalha e , ainda assim, faz arte é visto como “intelectual”. Está bastante clara a valorização demasiada do trabalho na sociedade.
Dessa forma, ainda na sociedade pós – moderna, há o cálculo , a premeditação dos investimentos, a valoração do trabalho ,corroborando que somos todos protestantes pelo menos na formação cultural. Por exemplo : Se uma pessoa vive de arte, é poeta. Por muitos, este sujeito é visto como “vagabundo”. Entretanto, se a pessoa trabalha e , ainda assim, faz arte é visto como “intelectual”. Está bastante clara a valorização demasiada do trabalho na sociedade.
Outrossim, Weber expõe em seu texto a questão do Calvinismo. Este último , possui em sua doutrina, a pregação de que , quanto mais trabalha-se e dá-se resultados materiais, é uma forma de Deus mostrar ao sujeito a salvação. Há , portanto , a legitimação do lucro material , por meio do trabalho. Essa característica, assim, permanece na nossa cultura. Na cultura capitalista.
De maneira que , hodiernamente, quando um indivíduo consegue alcançar uma boa quantia em dinheiro, consegue alcançar um superávit com a ausência do trabalho , ele é visto como um ser estranho, diferente ao padrão. Por conseguinte, o acúmulo de riqueza através do trabalho torna-se uma virtude, um sinal de eficiência. Outrossim, com o passar do tempo, o Ethos emancipa-se , em geral, da questão religiosa. Se antes, a ética protestante pregava que o acúmulo significava um sinal divino, agora este é sinal de eficiência , sucesso nas relações de reciprocidade. Ao cabo, portanto, pode-se dizer que , culturalmente, estamos todos sob a base de uma ética protestante.
Nome : João Vítor Dantas Alves- 1° ano- Noturno
Nome : João Vítor Dantas Alves- 1° ano- Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário