Como é possível observar na bandeira nacional, os ideais positivistas influenciaram o início da república brasileira e ainda podem ser identificados nos costumes e na moral de parcela da população. Com o ideal de ordem e progresso, a filosofia de Auguste Comte abarcava a epistemologia, a sociologia, a política e o cientificismo.
No Positivismo de Comte estava
presente o primado da ciência objetiva, que enxergava o indivíduo separado do
objeto que ela estuda, o abandono das causas últimas, antes valorizado por Aristóteles,
por exemplo, e a busca das leis que regem os fenômenos, mais calcadas no
empirismo e nas ciências naturais. Ademais, o iluminismo, o otimismo e o
evolucionismo também influenciaram fortemente o pensamento positivo.
Comte propôs com a filosofia positiva
um método científico baseado desde a matemática, mais geral, até a sociologia,
a mais complexa. O filósofo entendia esta última em duas partes: a sociologia
estática, que analisava como as sociedades se mantinham coesas e as condições de
existência delas, e a sociologia dinâmica que analisava as mudanças e como
ocorriam os progressos e evoluções nas sociedades.
Ademais, por meio da sociologia dinâmica
é que Comte chega à chamada “lei dos três estágios” que versava sobre as
maneiras de se explicar um fenômeno. No primeiro estágio, o sobrenatural ou
fictício, procura-se se explicar os fenômenos com o auxílio de teorias de seres
sobre-humanos. No segundo estágio, o metafísico, procura-se explicar as coisas através
de ideias abstratas, como por exemplo a teoria aristotélica dos quatro elementos.
No terceiro estágio, o positivo, o mais elevado os três, os fenômenos se explicam
por meio de leis invariáveis e método científico.
Em suma, os ideais do positivismo,
apesar de influenciarem nas primeiras fases da república no Brasil, hodiernamente
se encontram enfraquecidos. A necessidade do mundo contemporâneo de enxergar os
problemas sociais como um todo fez com que um modo mais humanizado de se pensar
fosse adotado, afastando a frieza positivista.
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