" As origens positivistas no Brasil e suas consequências na contemporaneidade "
Em 1889, quando Marechal Deodoro da Fonseca aplica um golpe em D. Pedro II e instaura a República, também se inicia o movimento Positivista no Brasil. Trazido, em grande parte pelos militares, que, junto ao presidente também militar, se iniciou um projeto de re-estruturação política e econômica brasileira, tendo como base a sociologia positivista de Comte. Em que, a "Ordem e o Progresso" estavam acima de tudo e de todos, logo da bandeira brasileira e uma das ideias trazidas no positivismo, como também a formação do novo Hino Nacional.
Mais do que uma ideologia política ou sociológica, o positivismo é como uma religião, religião abraçada por muitos militares, não só antigamente, como também nos dias atuais. Mas por que tamanha adesão do positivismo por parte destes? A reposta esta no logo da bandeira brasileira, a primeira parte se liga a "Ordem", em que, segundo a filosofia positiva, a sociedade, visando alcançar um desenvolvimento, e consequentemente uma melhora, deve estar em ordem, onde cada um devera ser responsável pela sua devida função, sem a eclosão de revoltas. Já a segunda parte se liga a questão da progressividade, em que a sociedade deve evoluir constantemente sem parar. Os militares, que são muito ligados a questão de respeito hierárquico (ordem) e uma evolução matematizada (progresso) logo aderiram ao movimento positivista como método aplicável em sua estrutura militar.
Em 1964, com a retomada dos militares ao comando político do Brasil, o positivismo, apesar de não tão forte quanto na formação da República, volta a ser uma fonte filosófica da "pseudo-política" no país. Por outro lado, já nos dias atuais, Bolsonaro se elegeu com fundamentos positivistas de estática e dinâmica, principalmente no que se trata sobre a militarização de escolas e de diversos órgãos ligados ao governo. Desse modo, sendo perceptível que a filosofia positivista tem fortes raízes na politicagem e cultura brasileira.
Em suma, fica claro que a teoria positivista vem de heranças militares durante a formação da República, e vive ainda hoje. Porém, o que é necessário indagar é se essa filosofia é eficiente ou boa para o povo brasileiro. Em minha opinião, não, pois sua teoria, fundamentada em um ciência exata-natural, é incapaz de prever o comportamento humano em sociedade e resolve-lo de uma forma correta, já que sua correção não ocorre de forma mecanizada, mas sim subjetiva e intrínseca. Além disso, a própria sociedade vive em conflito quando se trata de opiniões, sendo impossível delimitar um certo e um errado para toda uma população, visto que cada ira ter seu ponto de vista conforme sua trajetória de vida, o que torna o objetivo do positivismo quase inteligível.
Fontes:
- https://espacodemocratico.org.br/personagens/benjamin-constant-e-o-ideario-positivista-no-meio-militar/
- https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/positivismo.htm
- https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-e-positivismo-a-filosofia-politica-que-faz-a-cabeca-dos-militares-brasileiros/
Vitor H. Fumeiro Lima
Turma: XXXVIII - noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário