De acordo com Augusto Comte, o positivismo tinha como objetivo explicar os fenômenos naturais e humanos, acreditando que era possível desenvolver uma ciência que poderia estudar o comportamento humano coletivo seguindo os métodos das ciências naturais. Para entender o comportamento humano Comte desenvolveu a Lei dos três estados: a primeira, teológica, o Homem explicava fenômenos atribuindo-os a forças ou seres; a segunda, metafísica, em que os acontecimento eram explicados a partir de entidades abstratas e o terceiro, a fase positiva, os seres humanos observa os fenômenos sociais e deixa de lado suas causas para que entender as leis que os governam. A função da física social, fundada pelo positivismo, tinha como propósito entender as condições e imutáveis da sociedade (ordem) e as leis que regiam o desenvolvimento (progresso). A partir desse pensamento que foi criado o lema da bandeira nacional do Brasil “Ordem e Progresso e ,além disso, o positivismo brasileiro teve forte presença no movimento republicano e no desenvolvimento da Constituição de 1891. E esse ideal positivista que contêm ideias republicanas, que tinha como função promover respeito aos seres humanos, salários dignos e melhorar o país intelectualmente e moralmente, objetivo que não foi alcançado no Brasil.
Todavia, o positivismo de Comte tomou outro rumo ao ser assimilada ao evolucionismo social, isto é, é confundida com a teoria darwinista da origem das espécies, teoria que sugere a prevalência da das espécies mais fortes, ou seja, foi entendido que apenas “sobreviveriam” as sociedades mais “fortes” e as “bem adaptadas”. Como por exemplo o nazismo, que colocava a raça “ariana” acima das demais por serem supostamente a “mais pura” entre todos os seres. Diferente da verdadeira proposta de Comte. Ademais, o francês não negava que as diferenças eram sociais causadas por fatores geográficos, raciais e culturais, porém, acreditava que a sociedade industrial, que seria seguida por espontânea vontade por outras sociedades, unificaria o espírito do Homem, visando a adoração da humanidade. Dessa forma, concluo que deve-se ter uma interpretação mais apurada do positivismo comtiano, que visa buscar respostas científicas para entender e solucionar um problema, e não confundi-lo com atos bárbaros feitos pela humanidade.
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