Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 11 de março de 2018

Direito e racionalidade


Desvendar e compreender os mistérios do mundo sempre foram questões que rondaram a mente humana. O exercício constante do pensar norteou as mais diversas conclusões de inúmeros filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, que contemplavam e especulavam sobre as diversas facetas do universo humano.
No decorrer do século XVII, novos nomes surgiram para questionar os conceitos sobre os métodos utilizados para se chegar a verdade absoluta. Francis Bacon e René Descartes foram os responsáveis por desenvolver as bases para o pensamento científico moderno, que tem como principais alicerces a razão e a interpretação. O novo método tinha por objetivo questionar o conceito de verdade, utilizando a razão como fonte quando pautada pela experiência.
Essa nova ciência possibilitou a ascensão de grupos revolucionários e pensamentos inovadores, uma vez que a racionalidade baseada na experiência e no convívio social propiciou a revogação dos axiomas e incentivou a busca por novas verdades.
O direito, uma importante ciência social, foi uma das tantas esferas afetadas pelas novas ideias de Descartes e Bacon. A razão baseada na experiência e em ideias palpáveis fez com que novas visões sobre o mundo surgissem e outras necessidades fossem notadas. Dessa maneira o direito teve que ocupar-se com novas leis, que atendesse as novas demandas, principalmente as sociais.
Hoje, pode-se notar a influência desse novo método cientifico nos principais grupos de cunho social, uma vez que ao questionar a verdade absoluta foi possível notar uma face diferente da realidade já conhecida. Um exemplo é o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MTST), que busca tornar o acesso à terra mais igualitário e mudar os ideais relacionados a propriedade privada. Outro exemplo é o movimento LGBT, que depois de muita luta conseguiu criar leis que atendessem as novas necessidades que surgiram com o passar dos anos. 
Dessa maneira, o uso da razão e interpretação fez com que novas visões sobre a realidade e necessidades surgissem. Com isso, o direito também passou por mudanças, principalmente para atender as novas demandas sociais, podendo assim ocupar-se com as novas ideias do período e assumir seu papel como agente transformador da sociedade.

Jéssica Castor Modolo - Diurno – Turma XXXV 


Nenhum comentário:

Postar um comentário