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segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Tida como elemento fundamental para o homem, a educação é usada como instrumento de formação que contribui para o crescimento e desenvolvimento da sociedade.
A valorização que a sociedade, de modo geral, associa às pessoas que possuem capacitações, sejam acadêmicas ou técnicas, agregam rótulos de conduta individuais.  O corpo social exige e propaga a ideia de que quanto maior e a melhor a formação, maiores são as chances de ascensão social e de contribuição para que indivíduo dê retorno à sociedade em que está inserido.
Sendo pilar do positivismo, a educação contribui para o equilíbrio social na visão desse método sociológico. A corrente propagada por Comte, a qual foi fortemente influenciada pelo racionalismo e experimentalismo, propaga a ideologia que admite a evolução da sociedade como necessidade e, acima disso, a ideia de ordem e progresso.
A visão de progresso se agrega ao desenvolvimento tecnológico e científico, ou seja, a produção de tecnologia que acaba por influenciar no desenvolvimento da sociedade e da economia e, em teoria, propiciar o “crescimento” e a “evolução”, contribuindo então para manter o sistema que o mundo está situado.
       A questão, no ponto aqui exposto, encontra-se entorno de o quão válido é a priorização do progresso, que persiste na contemporaneidade, mesmo com as problemáticas que dizem respeito diretamente a vida do ser humano. A dinâmica atual da sociedade admite uma estrutura desigual na sociedade que impede o funcionamento uniforme dessa, portanto, o positivismo que tenta resolver os fenômenos sociais por meio das leis invariáveis, usando como parâmetro para as ciências sociais as exatas e biológicas, não considera com profundidade a variabilidade política, econômica, cultural e social existente na sociedade, a qual deveria ser analisada e mais considerada que a mera importância da inovação tecnológica esperada pelo progresso. 

1º ano noturno

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