Tida como
elemento fundamental para o homem, a educação é usada como instrumento de
formação que contribui para o crescimento e desenvolvimento da sociedade.
A valorização que
a sociedade, de modo geral, associa às pessoas que possuem capacitações, sejam
acadêmicas ou técnicas, agregam rótulos de conduta individuais. O corpo social exige e propaga a ideia de que
quanto maior e a melhor a formação, maiores são as chances de ascensão social e
de contribuição para que indivíduo dê retorno à sociedade em que está inserido.
Sendo pilar do
positivismo, a educação contribui para o equilíbrio social na visão desse
método sociológico. A corrente propagada por Comte, a qual foi fortemente
influenciada pelo racionalismo e experimentalismo, propaga a ideologia que
admite a evolução da sociedade como necessidade e, acima disso, a ideia de
ordem e progresso.
A visão de
progresso se agrega ao desenvolvimento tecnológico e científico, ou seja, a
produção de tecnologia que acaba por influenciar no desenvolvimento da
sociedade e da economia e, em teoria, propiciar o “crescimento” e a “evolução”,
contribuindo então para manter o sistema que o mundo está situado.
A questão, no
ponto aqui exposto, encontra-se entorno de o quão válido é a priorização do
progresso, que persiste na contemporaneidade, mesmo com as problemáticas que dizem respeito diretamente a vida do ser humano. A dinâmica atual da
sociedade admite uma estrutura desigual na sociedade que impede o
funcionamento uniforme dessa, portanto, o positivismo que tenta resolver os
fenômenos sociais por meio das leis invariáveis, usando como parâmetro para as
ciências sociais as exatas e biológicas, não considera com profundidade a variabilidade política,
econômica, cultural e social existente na sociedade, a qual deveria ser analisada
e mais considerada que a mera importância da inovação tecnológica esperada pelo
progresso.
1º ano noturno
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