Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

O TAL DE COMTE

Uma vez, alguém que se achava muito sábio, um tal de Auguste Comte, disse que descobriu uma lei fundamental para compreensão do mundo: depois de passar pelos estados teológico e metafísico, o estado definitivo e inevitável das coisas seria o positivismo, que tem como objetivo achar as outras leis invariáveis da natureza. Ao longo dos anos, as ideias desse tal de Comte serviram de catalizador para muitos avanços científicos, mas também para muitos sofismas que eu gostaria de contestar:

"Para o bem da nossa nação
Ajustemo-nos ao padrão."
Padrão? O que é padrão? Oh, grande família burguesa! Papai, mamãe, amante e filhinhos! Que amor! O que chamam de lei absoluta eu prefiro chamar de cegueira seletiva. É que eu acho muito fácil dizer que achou um padrão quando se olha só para a parte que convém. Ei, você escondeu a sujeira embaixo do tapete: sua casa parece limpa, mas ela só parece. Essa normalidade será que existe? O que você, Sr. Normal, faz quando ninguém está olhando? Será que esse conceito de padrão não machuca muita gente? O que você, Sr. Normal, deixa de fazer quando alguém está olhando?

"Ordem para o progresso,
revolução é um retrocesso."
A ordem é fazer dinheiro. Mas será que dinheiro é sinônimo de progresso? De onde veio essa noção de progresso? Será que essa força para conter revoluções não vem dos interesses de um grupo pequeno? Nossa, percebi que estou fazendo algo muito errado para o tal de Comte, estou pensando nas causas primeiras das coisas. Desculpa, não posso evitar. Mas existe efeito sem causa? Como eu vou entender o efeito sem saber a causa?

"Não é recomendada a sociedade essa subversão,
mas se der dinheiro aparece na televisão."
Falando em revolução... ultimamente anda acontecendo algo muito engraçado: o que era marginal aparentemente virou moda. O cabelo que era dito feio há dez anos, hoje aparece nos comercias. Aquela cantora Linn da Quebrada, também conhecida como “ bicha estranha, louca, preta da favela”, apareceu na Globo. Parece que empoderamento dos marginalizados virou estratégia de marketing e que ser fora do padrão virou padrão.

Oras, falar de lei imutável é muito difícil porque mexe com o conceito de verdade. O que é verdade? Eu prefiro parafrasear um sábio que não sabia nada e dizer que “ só sei que nada sei”. Na ciência, que Comte ajudou a ser tão valorizada como argumento, uma teoria para ser aceita como verdade tem de ter os mesmos resultados não importando o número de experiências que forem feitas com ela. Então, se esse Comte achou uma teoria absoluta, porque minha experiência e a de muitos não tem os mesmos resultados que os dele?

Acho que esse tal de Comte se julgou muito sábio e fez muito estrago. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário