Evolução, progresso, desenvolvimento.
Estas são as noções dadas por Comte em sua ciência positivista. Segundo o
pensador, o espírito humano passou por três etapas: a teológica, (que como o
próprio prefixo “teo” sugere) buscava explicar fenômenos naturais baseando-se
na crença em divindades. É como o mito grego de Perséfone explica as estações
do ano ou as associações indígenas do Sol como um Deus. A metafísica serviria
de ponte para a positiva, que seria o real estágio da inteligência humana.
A filosofia que até então considerava
como verdade questões não comprovadas, baseando-se no misticismo, seria substituída
pela física social, que trataria a sociologia como uma ciência, analisando com racionalidade a natureza humana. As ciências da natureza também sofreriam
alteração pois, o importante seria categorizar os fenômenos de forma exata e
invariável, descrevendo os acontecimentos, sem explicá-los. Pois, segundo
Comte, esta explicação foge da capacidade do ser humano.
Ou seja, devia-se dizer, que quando uma
folha se desprende da árvore, ela cai no chão. Ponto final, não há variáveis.
Esta ideia é errônea e desconsidera diversos fatores que podem interferir na
norma. O vento pode soprar esta folha para um rio, um animal pode comê-la antes
dela se desprender. Enfim, são infinitas as possibilidades.
Esta paixão pela exatidão,
invariabilidade e pela “norma” positivista influenciou movimentos como o
conservadorismo, que se instalou na cultura em sociedade de diversos países.
Ser conservador, avesso às mudanças e tudo o que foge do “normal” implica enquadrar
como certo um específico comportamento e repugnar os contrários.
Criou-se como padrão que uma pessoa deve
nascer, estudar, formar-se, casar e ter filhos. O conhecimento científico e
exato forma pessoas que irão ser bem-sucedidas e lucrar. É por isso que um
artista de rua ou alguém que luta por uma causa de forma voluntária é tido como
“vagabundo” ou “desocupado”, pois tal pessoa realiza um ato que não tem uma
conclusão certeira e invariável, ou uma explicação científica, ou muito menos
vá gerar lucro financeiro. Nitidamente, este pensamento inflexível que procura moldar
pessoas a um modelo único, gera preconceito, segregação, determinismo social e
desconsidera a heterogeneidade e diversidade da essência do ser humano.
Yan Douglas Alves Teles - 1º ano Direito - Noturno
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