O POSITIVISMO E A SOCIEDADE BRASILEIRA
Positivismo é o nome da doutrina criada por Auguste Comte, considerado o fundador da sociologia moderna. Essa doutrina tinha a intenção de organizar as ciências naturais e tinha como lema: "Amor como princípio e ordem como base; o progresso como meta.
Essa filosofia foi muito bem acolhida pelos militares brasileiros e por alguns setores liberais do século XIX, os quais foram responsáveis pela Proclamação da República. Com a inevitável influência desse setor, a sociedade absorveu algumas ideias propostas pelo Positivismo, as quais ainda se fazem presentes, seja consciente ou inconscientemente.
Comte não era a favor de rupturas e acreditava na constituição de instituições sólidas para manter a ordem social. Essa ideia permanece na ideologia de muitos brasileiros até hoje, o que acaba impedindo modificações e discussões que seriam de extrema importância para o desenvolvimento da nação. Um exemplo prático é a legalização das drogas. Se por um lado, essa medida poderia acarretar em benefícios, por outro abalaria a "ordem" estabelecida ao longo dos anos, o que na visão positivistas, é catastrófico. Outra esfera muito influenciada e reprodutora desse conteúdo é o Judiciário. Ao recusar a interpretação e a análise de cada caso separadamente, o operador do direito aplica uma lógica positivista(que é diferente do positivismo jurídico), deduzindo a igualdade de todos os crimes e negando alguns fatos sociológicos.
Como foi exposto, o positivismo ainda permeia a terra brasilis de uma maneira contundente. Todavia,se quisermos aplicar grandes mudanças, essenciais para a sociedade brasileira, será necessário deixar de lado essa "ordem" proposta, pois só assim atigiremos o tão almejado progresso.
Antonio Ricardo Carneiro Filho- 1º ano Direito-Noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário