Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 27 de março de 2019

Racismo e suas bases irracionais


Após a ruptura com a ciência antiga, motivada por pensadores como René Descartes e Francis Bacon, a ciência moderna nasce tendo como base a razão e a experiência, liberta de sentimentos e posicionamentos. Tal metodologia cientifica se espalhou para todo o resto da sociedade da época e hoje tem uma influência ainda maior nas nossas vidas mesmo sem percebemos.
Podemos observar na tirinha do personagem “Armandinho” um exemplo prático dessa metodologia antiga  que Bacon criticava quando,  Armandinho uma criança negra  e seu amigo Camilo branco estão com suas bicicletas e são questionados por um policial, aparentemente devido a seu uniforme , sobre a nota fiscal da bicicleta, nesse caso o ele avalia a criança negra como suspeita devido a ideias já concebidas, adquiridas em um convívio em uma sociedade racista. Já Camilo por nunca ter passado por essa experiência acha essa pergunta um absurdo enquanto Armandinho mostra a nota fiscal e podemos entender que ele já tenha passado por algo similar. Bacon afirma que todos nós estamos influenciados por ídolos, que seriam essas pré-noções, e devemos extingui-los para que o pensamento racional não seja prejudicado.
Na segunda tirinha de “Armandinho” Camilo o desafia o amigo para uma corrida até sua amiga Fê que esta do lado de um suposto policial, Armadinho demonstra que irá aceitar mas rapidamente muda de ideia ao ver o policial e diz a Camilo que não pode correr agora, e o amigo o questiona : “ué? por quê?” e Armandinho reponde: “pra min, não é seguro!”. Podemos observar que Armandinho através da lógica e da experiência sabe que não seguro pra ele correr devido pré-conceitos presentes na sociedade e que isso continuará existir independente de sua vontade então ele deve se adaptar a essa realidade e se abster de fazer algumas ações, Descartes caracterizou isso como a “vontade do mundo” se sobrepondo a vontade pessoal.
Concluo afirmando que apesar de estarmos na era da ciência moderna que tem como bases epistemólogicas: a razão e experiências ainda estamos infestados por pré-noções e ídolos em   nossa sociedade e devemos fazer o possível para acabar com elas ou pelo menos diminuir suas influências os máximo possível principalmente no âmbito do direito para que as pessoas sejam tratadas verdadeiramente como iguais.

Danilo Braga Vicentini   1º Ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário