Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Weber, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, analisa a disseminação do capitalismo, sobretudo no Ocidente, através de uma óptica diferenciada. Ao contrário de outros estudiosos, tal análise é feita observando como a ética protestante auxiliou no processo desta disseminação.
O Protestantismo ascético é, para Weber, uma revolução moderna, responsável por modificar a consciência individual e, posteriormente, a coletiva a partir do momento em que ele é uma moral prática no mundo.
A ética religiosa protestante, ao proferir que a riqueza não é algo condenável e que, o trabalho e a riqueza são predestinações divinas, casa-se perfeitamente com o ideal do capitalismo, pois o ato de acumular alia-se agora à idéia de virtude e não mais à idéia de pecado. Tal fato pode ser confirmado na seguinte passagem: “Ganhar dinheiro dentro da ordem econômica moderna é, enquanto for feito legalmente, o resultado e expressão de virtude e eficiência em uma vocação”.
A racionalização do homem é fundamental para o avanço do espírito capitalista por fazer emergir a ideia do trabalhar por trabalhar, da riqueza geradora de riqueza, aumentando assim o acúmulo de capital. Dessa forma, o que era uma ética religiosa passa a ser uma necessidade real, pois “quem não adaptar sua maneira de vida às condições de sucesso capitalista é sobrepujado, ou pelo menos não pode ascender”.
É possível notar esta ética religiosa presente em todos os lugares, independentemente da crença, pois o Protestantismo deixou de ser apenas uma religião e passou a ser também um padrão de vida, vivenciado por todos aqueles que estão inseridos no âmbito capitalista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário