Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Capitalismo por Weber na atualidade


Na obra de Weber, este faz uma análise sobre o capitalismo e nela trabalha de uma maneira diferente das de outros pensadores da epoca para falar sobre tal assunto. O autor aborda a visão do capitalismo atrelada ao protestantismo, que é uma religião em que o lucro não é visto como algo errado e que é fruto da exploração dos outros, como diz a teoria de Marx e Engels, e sim uma forma de virtude, algo bom.
A visão do autor sobre o capitalismo também se destaca também no pensamento sobre a racionalização, ou seja, o capitalismo faz com que o ser humano seja mais racional, e define quatro tipos de racionalização, a do homem, a contábil, a cientifica e a jurídica.
Voltando a discussão tomada anteriormente, o autor acredita que o capitalismo seja algo bom, não maldoso, e acredita, devido ao protestantismo, que o lucro é a forma de resposta de que seu trabalho está sendo bem feito, e que seu papel na sociedade está sendo cumprido de forma justa e correta. Tal visão poderia encaixar-se e servir de exemplo nos dias atuais devido a grande quantidade de jovens que engrenam em uma faculdade e emprego, ou simplesmente vão fazer uma atividade visando o lucro, e acabam se prejudicando e ficando frustrados, tanto com o emprego em que estão e com sua condição financeira indesejda.
Conclui-se então que o pensamento de Weber no contexto atual e suas influências protestantistas caberiam como excelente ajuda para aqueles que desejam ser bem sucedidos e que enxergam o capitalismo como uma forma não maldosa, porem que exige muito das pessoas para se ter resultado, como tudo que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário