Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O socialismo está ultrapassado


Ledo engano acreditar que o socialismo ainda é uma opção. É visível que quanto mais se intensifica o capitalismo, mais ele se torna unânime. Isso se deve, entre diversos fatores, principalmente à dinamicidade desse modelo. Max Weber explica esse fato a partir da ideia de racionalização, a qual diferencia o modo de produção capitalista de qualquer outro já ocorrido na história.
O sociólogo Max Weber, dentre suas obras, cabendo destaque à Ética protestante e o espírito do capitalismo tenta compreender a essência do capitalismo, valendo-se de análises das religiões protestantes que se utilizaram desse modelo para criar suas teorias. Assim sendo, o autor atinge a máxima ao afirmar que tal modelo vincula-se, sobretudo, às possibilidades de dinamização racional dos investimentos, isto é, a partir de uma proposição racional tenta maximar o objetivo almejado.
O autor apresenta o calvinismo e a ideia de predestinação como fatores que engendram essa ética racional, e, ao fazê-lo, acabou por acentuar a capacidade de influência do capitalismo em áreas que originalmente ele se mostrava incabível, provando sua flexibilidade. Dessa forma, pode-se afirmar que cada vez mais o capitalismo se firma como modelo hegemônico. E, assim, mais o socialismo se figura como uma alternativa inviável, uma vez que o próprio capitalismo pode se adaptar a partir de características socialistas, principalmente no plano social - algo que, diga-se de passagem, já está ocorrendo (como, por exemplo, as melhorias ocorridas no plano trabalhista e social do proletário) -, para de manter predominante. Afinal, é essa mesma ética racional que permite tais mudanças e com um único objetivo: firmar o modelo capitalista como modelo vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário