Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Em seu estudo " O Espírito do Capitalismo", Weber destaca as origens do capitalismo e também os impactos que este trouxe nas relações do homem com o trabalho, com a religião e com a sociedade. A autobiografia de Benjamin Franklin é muito citada, visto que sua vida possui inúmeras virtudes de um capitalismo moderno.
Weber, através de exemplos, mostra a diferença da relação do homem com o trabalho baseada no tradicionalismo e da baseada em princípios capitalistas modernos. Na concepção tradicionalista, o trabalhador é mais atraído a trabalhar menos do que a ganhar mais, e o empreendedor está mais preocupado com o seu consumo do que com a otimização da produção. Entretanto, o "espírito capitalista" prega outra filosofia, a qual é baseada no aumento do capital através da diligência no trabalho.
Mesmo com o consequente aumento na produção devido ao desenvolvimento do capitalismo, é questionável a melhora da qualidade de vida da sociedade como um todo. quanto maior for a consciência capitalista , que é individualista, maior serão as desigualdades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário