Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Racionalismo de Weber

Segundo Weber, a racionalização é a característica principal do capitalismo. O uso da razão nas relações econômicas permite ao homem distinguir entre os seus bens particulares e os bens da empresa. Também encontramos a racionalização científica, através da qual a tecnologia desenvolvida permite ao homem aproveitar melhor os recursos naturais existentes, por exemplo, a energia eólica, hidráulica, etc.
O capitalismo se sustenta em determinadas regras e normas, as quais possibilitam a existência e continuidade do sistema capitalista. Isto é o que Weber chama de racionalização jurídica.
Além disso, a racionalização do comportamento humano é de fundamental importância para a existência do capitalismo. Weber afirma que existiram obstáculos espirituais que dificultaram o desenvolvimento de uma conduta econômica adotada pelo homem ao longo de sua história.
Deste modo, Weber adota o Protestantismo como uma forma do indivíduo modificar sua consciência e a partir daí adotar qualidades que permitem o pleno desenvolvimento econômico. Através do Protestantismo, a idéia da salvação do homem se modifica, pois a posse de bens materiais não se torna mais um pecado. O homem não precisa mais se conformar com a humildade, agora ele pode dominar o mundo.

Matheus da Silva Mayor

Nenhum comentário:

Postar um comentário