Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A Sociedade Anônima


Em sua obra “O Espírito do Capitalismo”, Max Weber expõe como a ética protestante influenciou na formação e desenvolvimento das bases do capitalismo. O protestantismo, especificamente o calvinismo, enxergava o acumulo de capitais como um sinal da predestinação divina desde que esse viesse como fruto do trabalho.

Além do lado religioso Weber ressalta a racionalidade do capitalismo, principalmente na racionalização do homem, baseada em comportamentos e condutas os quais regem o pensar e o agir humano. Essa racionalização empurra o homem moderno para a acumulação de bens o que por sua vez o leva a necessidade de acumulação de capital, fortalecendo assim a mentalidade capitalista.

A indagação resultante desse estudo está na forma com que enxergamos o capitalismo e o seu desenvolvimento na atualidade. Há uma banalização da humanidade em favor de um maior dinamismo social, o que fortalece o sistema econômico, é comum nos apresentarmos com nossos cargos ao invés de nossos nomes, títulos e status ainda regem a sociedade tornando o mundo cada vez mais impessoal e objetivo.  



    
   




Nenhum comentário:

Postar um comentário