Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Scrooge e o Espírito do Capitalismo


O capitalismo exige que todo e qualquer indivíduo, para conquistar uma vida verdadeiramente realizada e boa, se trabalhe incessantemente. Não só isso, mas não permite aos indivíduos o privilégio de desfrutar dos frutos advindos do próprio suor – ou do suor alheio, diga-se de passagem – já que o verdadeiro capitalista, inserido completamente nessa mentalidade, não pode deixar sequer por um instante de investir na obtenção de mais e mais capital.

Desta forma, se todo o ideal capitalista se fizesse concretizado na sociedade contemporânea, certamente o conceito de “aproveitar a vida” estaria ainda mais subjugado à “bitolação” da necessidade incessante de trabalhar. Chega a ser difícil acreditar que é possível aumentar ainda mais a valoração do inquestionável “trabalhar” - “obviamente necessário para que se alcance a felicidade” – sobre o dispensável “aproveitar”, que a cada dia se faz mais marginalizado nas necessidades das pessoas.

Para que se possa ilustrar um mínimo de como se faria uma sociedade completamente dominada pelo inescrupuloso “Espírito do Capitalismo”, serve muito bem de exemplo imaginar uma cidade onde todos os habitantes fossem como as personagens Ebenézer Scrooge, de Charles Dickens (1812-1870), e Tio Patinhas, das indústrias Disney. Não haveria sequer a remota possibilidade de um sorriso ser vislumbrado por motivo que não o acúmulo de mais dinheiro. O brilho de uma moeda caída no chão da rua seria justificativa mais do que suficiente para que se iniciasse uma briga generalizada entre os moradores da triste cidade.

De toda forma, é difícil que o “curtir a vida” seja completamente excluído da vida das pessoas. Principalmente no Brasil, onde o festeiro espírito da malandragem se faz quase que onipresente. Tomara que isso continue assim. Ninguém gostaria de conviver só com Scrooges no dia a dia.

Só resta uma pergunta: será que, assim como os Fantasmas dos Natais Passados, Presentes e Futuros, o Espírito do Capitalismo também irá fazer visitas a pessoas como Ebenézer e Tio Patinhas para fazê-las refletir a respeito da vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário