Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Carpe Vitae Protestante


Carpe Vitae Protestante
                Ao contrário de sua irmã, da qual se originou, a principal diferença da igreja Protestante para a Católica é que a primeira muda principalmente o foco sobre a divindade da vida terrena e da espiritual. Na Católica, a vida espiritual estava em orações e cânticos e a vida material servia como o lastro de um navio a afundar e impedir o pleno desenvolvimento espiritual de seus fiéis. A visão escatológica de mundo Católica não criava desejos de luxo, mas de uma vida de humildade a ser recompensada no céu. Por outro lado, a Protestante usa da dignação e exaltação do trabalho e dos dons herdados, como canto, habilidades manuais, talentos possuídos e úteis como presentes divinos que devem ser agradecidos. O trabalho é então produto de Deus e um meio de se aproximar a Ele. A riqueza é a recompensa pelo espírito empreendedor nos negócios e comedido na vida privada.
                O capitalismo por ter surgido na Europa, devido principalmente ao continente ter passado por eventos históricos peculiares como a presença de reinos fragmentados, principados e ducados, suas rotas de comércio, o desenvolvimento manufatureiro e a necessidade da estabilização de preços de produtos idênticos em lugares variados criou o princípio da inflação e o que veio a ser a economia-mundo capitalista. Nesta há o foco no trabalho e no dinheiro. Diferente do passado quando havia a troca e a barganha, agora tudo dependia da força ilusória ou real de uma moeda.
                Dessa forma, a cultura Protestante, principalmente a Calvinista, com seu foco e seu apoio irrestrito à obtenção de dinheiro e ao trabalho impulsiona seus fiéis a encontrar um meio pelo qual o trabalho, os produtos e os serviços se tornam mercadorias ao invés de serem instrumentos da subsistência como ocorria na alta idade média. Assim, a religião que induz seus praticantes a valorizar a vida na terra, e as maravilhas as quais esta pode proporcionar (como os produtos que chegam pelo mediterrâneo) cria o ambiente perfeito para o desenvolvimento de uma economia globalizada, unida e baseada no poder da moeda, trabalho e consumo.

Raul da Silva Carmo. Aluno do 1º Ano do Curso de Direito Noturno da UNESP Turma 2012-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário