Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


                         Racionalização inversa
Racional: que tem a faculdade de raciocinar; conforme à razão, razoável, lógico.
Justamente pelo fato de o homem ser racional explica-se o porquê de se seguir um padrão de conduta, talvez até mesmo sem questionamentos. Trata-se apenas de seguir o fluxo contínuo da humanidade, dos seus semelhantes: roupas iguais à todos, mesmos padrões comportamentais, mesmos pensamentos. E assim se segue a vida, a morte e futuras gerações.
O estranho mesmo é estar dentro de toda essa ética comum a todos, todos esses comportamentos e se estudar sobre isso, questionar. Você sempre fez parte desse todo, e tentar compreender justamente o porquê você segue ou porque nunca se questionou é muito estranho.
É como se fosse necessário que todos os seres humanos, com a mesma ética, tivessem de ser acordados ao som da seguinte voz: “O negócio é o seguinte, você é racional, não questiona o mundo a sua volta, apenas tem que se manter nesse mundo, consumindo, trabalhando, acumulando dinheiro. Já pensou se parasse de trabalhar? Se pudesse fazer o que realmente gosta? Se pudesse viajar para onde quiser? Por que não pode? Por que não tenta?.”
Entretanto, a resposta mais provável que seria dada: “Não posso largar tudo, essa é minha vida, meu viver, meu cotidiano, tenho família, filhos.”.
Toda essa conduta metódica, de se ter um cotidiano, e manter-se assim por toda uma vida, não mudará. A questão que foi colocada não é a mudança física, e sim a mudança nos pensamentos. O pensar, repensar. Repensar sua vida, repensar suas ações. Por que age de tal forma? Por que está em consenso com tudo? A questão era E SE, e não FAÇA.
Voltando-se a ideia do ser racional. Racional seria aquele que produz para sua própria manutenção, e não o que produz para acumular. Aquele que vive bem e saudável e não o que está doente por causa de problemas causados justamente por trabalhar tanto. Racional aquele que não massacra seus semelhantes só para possuir mais, e sim o que vive em harmonia. Racional o que questiona, é razoável. Percebe-se então que essa extrema racionalização da vida, do homem, faz do homem não tão racional assim, ao contrário, ela “desracionaliza” o homem, transformando-o em até mesmo irracional, que age conforme instintos criados, e esquece o que é ser humano.
Trata-se de uma ética que não é racional, ela destrói, ao invés de construir, ela prende ao invés de libertar pensamentos. E bem, essa ética é a que se segue pelo sistema conhecido como capitalismo, é segundo Weber “O espírito do capitalismo”, é justamente o que caracteriza o próprio capitalismo, é ele que molda vidas, costumes, e até mesmo culturas.  
Júlia Godoi Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário