Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Adaptações

        O grande pensamento desenvolvido na obra 'A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo' gira entorno do conceito econômico desenvolvido no período, que resultou em alterações profundas e irreversíveis ao próprio pensamento e comportamento do homem.
        Com a prática capitalista desenvolvida  como nunca visto anteriormente, as alterações no âmbito econômico levaram o homem do período a transições em sua vida religiosa, moral e social. Deve-se entender que a ética protestante justificou e defendeu a camada ascendente de burgueses e comerciantes, em sua busca de desenvolvimento econômico, pois antes desse pensamento eram religiosamente oprimidos no sentido de que essas ações terrenas culminariam em uma pós-vida eterna de penalidades.
         Assim sendo com as mudanças no pensamento humano acarretam-se alterações em seu comportamento social e moral, através  desse estudo notamos como realmente funcionam os mecanismos institucionais religiosos. Imagina-se que é descendente o poder, que a influência vem da ordem superior atingindo aos seguidores porém a complexidade da realidade humana ultrapassa esses parâmetros determinados; assim, nota-se que as instituições religiosas que perduram são as que na aparência agem dessa forma mas na realidade são alteradas conforme as mudanças ocorridas.
         Para melhor ilustrar esse raciocínio, é possível colocar em pauta assuntos atuais como a posição da Igreja Católica perante assuntos tais como o uso de métodos anti-concepcionais, a homossexualidade, o aborto, abusos sexais envolvendo membros de diversas igrejas, entre outros tão atualmente discutidos. Aparentemente tem-se uma imagem de que, o pilar religioso de grande parte da população ocidental é sólido e intransponível, porém só o fato desses assuntos serem atualmente discutidos e não mais tidos como um tabu nesse âmbito já indicam que para a sobrevivência dessa instituição ocorre uma constante adaptação.
        E a obra estudada retrata uma dessas adaptações religiosas, nesse caso, para a manutenção da Instituição religiosa porém ao mesmo tempo correspondência aos interesses morais do período desenvolveu-se uma ética que permite a esse novo homem agir de tal maneira economicamente ainda sim sentir-se em uma boa posição moralmente, ou no caso, iluminado divinamente para o sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário