Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Racionalização engatilha o capitalismo

Em seu texto "A ética protestante e o espirito do capitalismo" Max Weber trabalha com a ideia de singularidade do ocidente pelo seu engendramento de estruturas próprias, mas que muitas vezes apresentam uma linha de desenvolvimento de significado e valores universais peculiares do ocidente. Essa universalização de valores ocorre principalmente no ambito da racionalização pela globalizaçao de elementos fundamentais e de uma etica abrangente que acaba por sobressaltar-se sobre a religiao. Weber trabalha intensamente a ideia de racionalizaçao diretamente ligada ao capitalismo, já que acredita que o capitalismo só existe pelo racionalismo de poder-se acumular.Assim, trabalha a ideia que a ansia pura por lucro não é capitalismo pois existiu em outras culturas, mas o acumular ao inves de adquirir para usufruir dos beneficios terrenos que o dinheiro pode trazer.
Max Weber acredita tambem que a racionalizaçao traz ao capitalismo uma dinamizaçao que tem como caracteristica crescer com elementos proprios, e que se vincula ao capitalismo da mesma forma que a perspectiva de troca. Sendo que essa dinamizaçao foi resultado de uma necessidade da agilidade criativa, onde o que fosse pensavel, passasse a ser possivel levando a uma racionalizaçao tambem das pessoas, por meio do vigor produtivo moderno e ciencia.
Weber tambem propoe em seu texto que os fatores que diferenciam o capitalismo de qualquer outro modo de produçao existente na historia é sua vinculaçao com a ideia de racionalizaçao, que segundo este se dá pela racionalizaçao de 4 elementos: contabil - superaçao da economia domestica como pilar basico do capitalismo; cientifica - dependencia capitalista das ciencias exatas e das ciencias da natureza; juridica - estutura do direito e da administraçao como molas mestras da racionalidade capitalista; e do homem - embora dependente da ciencia, da tecnica e do direito racional, o racionalismo economico depende tambem da disposiçao do homem em adotar certos tipos de conduta racional. O autor tambem acredita que a reforma protestante como a descoberta do novo mundo, que impulsionaram a expansao e desenvolvimento capitalista é tambem caracterizado pelo racionalismo, devido a etica protestante calvinista, objetivo deixa de ser a salvaçao na transcedencia, mas sim o prazer terreno. ou seja, maior valor na vida terrena. Ademais, homem passa a desprezar o ocio antes tao valorizado, e passam a se preocupar em trabalhar para acumular. Dessa forma, passa-se a se preocupar nao com o que será mas com o que é, modo de pensar que preocupa o autor.
Logo, o autor Max Weber trabalha em sua obra a relaçao do racionalismo com a existencia, dinamicidade e efetividade do capitalismo no ocidente e no mundo de uma maneira mais completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário