Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fator Humano na racionalização do Direito

A racionalização do Direito nos remete a um ordenamento livre de elementos passionais e que procure sempre o melhor para a convivência social, infelizmente essa prática ainda não foi atingida.

Mesmo que se busque a racionalidade é impossível uma completa desvinculação do elemento humano, afinal toda estrutura juridica depende das pessoas nela envolvidas, o juiz julga somente o que lhe é pedido pelas partes, nem sempre alguma destas age de forma racional.

Não podemos também ignorar o papel dos lobbys, defendendo seu interesse capitalista e influenciando no poder legislativo. Weber diz que " Justiça formal é do interesse dos economicamente mais poderosos", isso porque a justiça real sempre acaba lhes favorecendo. Enquanto a justiça formal dá aos menos favorecidos uma sensação de segurança a Justiça real se encarrega de que pessoas economicamente fortes, como exemplo nosso ex presidente Sarney, escapem impunes de seus crimes.

Para um ordenamento mais eficiente é necessária a remoção dos lobbys, mas é impossível uma racionalização completo pois sempre estaremos sujeitos ao erro e a diferentes interpretações pois estas são inerentes á condição humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário