A epistemologia da ciência é o alicerce inicial para o desenvolvimento de uma nova forma de pensar, isto é, o homem, a partir de reflexões constantes e do questionamento de praticas diárias, passou a entender alguns fenômenos naturais e recorrentes em seu meio de vida. Num primeiro momento, o homem desenvolveu formas de dominar a natureza em prol de suas necessidades, fato esse que veio a ser nomeado por José Carlos Köche de conhecimento do senso comum. Em determinado momento da historia da humanidade, um pensador chamado René Descartes introduziu um novo sistema de pensamento. O filósofo afirmava que o questionamento era a única maneira de confirmar qualquer fato, inclusive a própria existência. Foi nesse contexto que o conceito de epistemologia ganhou força, ele é um termo que indica estudo de métodos e reflexão incessante sobre as coisas.
Com o aprofundamento feito por Descartes, um novo tipo de conhecimento começou a tomar forma, esse seria um indício de ciência. Esse pensamento conduziu a humanidade ao desenvolvimento de pensamentos mais críticos e formulação de métodos de comprovação científica, por exemplo com o pensador Francis Bacon, que criticou a o uso da ciência como mero exercício mental. Atualmente, são vários os contextos que a ciência busca a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Um deles, talvez o mais divertido, foi a invenção do automóvel. Inicialmente, era apenas uma forma de ostentação, mas atualmente é um dois maiores companheiros do homem. Isso porque, com os efeitos devastadores da pandemia por COVID-19, as pessoas passaram a se preocupar com o contato social e o carro é uma ótima alternativa para permitir o deslocamento seguro.
No entanto, o mais importante da invenção do automóvel, foram as contribuições que o seu desenvolvimento trouxe para o pensamento. Como seu processo de produção foi extremamente empírico, as bases propostas por Bacon e Descartes foram postas à prova. Foi justamente por conta de pensamentos de por quê não fazer uma máquina individual para locomoção que o seu desenvolvimento se concretizou. Nesse processo, foi a ausência de crenças e ideologias somadas ao processo empírico de testagem de métodos que a sua criação.
Contextos de crises sanitárias como a atual impõe a necessidade de medidas para solucionar os problemas enfrentados. Como o carro vem se mostrando como alternativa segura para a circulação e prevenção da transmissão vírus, devemos reconhecer ai como a prática da ciência, nos moldes propostos por Descartes e Bacon, influenciou o mundo em que vivemos e nos é primordial para o enfrentamento dos mais variados tipos de problemas que possam vir a acontecer com a humanidade.
Álvaro Galhanone - 1˚ ano, Direito Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário