Na
sociedade atual, é importante refletir sobre o porquê de a experiência ser
considerada um status tão elevado nos currículos profissionais Com pouco ou nenhuma
análise crítica, tem-se a ideia de que: o papel dos experimentos no âmbito profissional
e no ensino é idêntico. Como consequência direta disso, muitas confecções do
currículo contemporâneo, com ênfase naqueles que envolvem trabalho prático, acabam
sendo confusos e de pouco valor educacional.
Dessa
forma, deve-se levantar duas questões: Qual a importância da experiência para o
currículo? Qual é a importância da
experiência para o ensino acadêmico? Esses apontamentos enfocam as maneiras sobre
como os professores poderiam utilizar a prática a favor da aprendizagem, com o
intuito de demonstrar a natureza do experimento e para entregar aos estudantes
uma forma de fazer sua própria “investigação” sobre determinado assunto.
Francis
Bacon, um dos representantes do empirismo, bem como o defensor de um novo
caminho do conhecimento, através do método indutivo experimental, pode
ser interligado a esse assunto. Bacon foi um dos fundadores do pensamento
moderno, visto que expos de forma sistemática o método indutivo, contribuindo com
o desenvolvimento da ciência moderna. Nesse âmbito, o filósofo assume uma função
de orientador, por sua ação contra o senso comum e as falsas percepções de
mundo, denominada ídolos. Tais ídolos dificultaram o objetivo de compreensão da
realidade, em outras palavras, impedem a busca pela verdade, pois, segundo
Bacon, “os homens não cessam de fazer abstrações sobre a natureza, até atingir
a matéria potencial e informe; nem cessam de dissecá-la até chegar ao átomo. Tudo
isso, ainda que correspondesse à verdade, pouco serviria ao bem-estar do
homem.” (NO, p.29)
A
tendência dos currículos escolares em reduzir a função da experiência a uma “verdade
geral”, deixa de lado a ideia de que a experimentação é um fator para geração
de conhecimento. Sendo assim, é incorreto sugerir que se aceite uma verdade sem
antes comprová-la, pois, como exemplo, em campos menos desenvolvidos da ciência,
é de suma importância que os pesquisadores se dediquem a experiências
pré-teóricas para o desenvolvimento da conceituação.
Matheus Vinícius dos Santos Serafin - Matutino
Nenhum comentário:
Postar um comentário