Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de julho de 2021

A importância da experiência no âmbito letivo e profissional

 

Na sociedade atual, é importante refletir sobre o porquê de a experiência ser considerada um status tão elevado nos currículos profissionais Com pouco ou nenhuma análise crítica, tem-se a ideia de que: o papel dos experimentos no âmbito profissional e no ensino é idêntico. Como consequência direta disso, muitas confecções do currículo contemporâneo, com ênfase naqueles que envolvem trabalho prático, acabam sendo confusos e de pouco valor educacional.

Dessa forma, deve-se levantar duas questões: Qual a importância da experiência para o currículo?  Qual é a importância da experiência para o ensino acadêmico? Esses apontamentos enfocam as maneiras sobre como os professores poderiam utilizar a prática a favor da aprendizagem, com o intuito de demonstrar a natureza do experimento e para entregar aos estudantes uma forma de fazer sua própria “investigação” sobre determinado assunto.

Francis Bacon, um dos representantes do empirismo, bem como o defensor de um novo caminho do conhecimento, através do método indutivo experimental, pode ser interligado a esse assunto. Bacon foi um dos fundadores do pensamento moderno, visto que expos de forma sistemática o método indutivo, contribuindo com o desenvolvimento da ciência moderna. Nesse âmbito, o filósofo assume uma função de orientador, por sua ação contra o senso comum e as falsas percepções de mundo, denominada ídolos. Tais ídolos dificultaram o objetivo de compreensão da realidade, em outras palavras, impedem a busca pela verdade, pois, segundo Bacon, “os homens não cessam de fazer abstrações sobre a natureza, até atingir a matéria potencial e informe; nem cessam de dissecá-la até chegar ao átomo. Tudo isso, ainda que correspondesse à verdade, pouco serviria ao bem-estar do homem.” (NO, p.29)

A tendência dos currículos escolares em reduzir a função da experiência a uma “verdade geral”, deixa de lado a ideia de que a experimentação é um fator para geração de conhecimento. Sendo assim, é incorreto sugerir que se aceite uma verdade sem antes comprová-la, pois, como exemplo, em campos menos desenvolvidos da ciência, é de suma importância que os pesquisadores se dediquem a experiências pré-teóricas para o desenvolvimento da conceituação.

Matheus Vinícius dos Santos Serafin - Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário