Max Weber, em “Ensaios de
Sociologia”, incita um questionamento fundamental para a análise da vida em
sociedade no Estado moderno, que consiste em um simples “por que os homens obedecem?”.
Para solucionar esta questão, na sociedade ocidental, pode-se valer de dois
aspectos fundantes desta cultura1: a religião e o direito. Para ambos, a observação
deve ser feita de caráter histórico, pois a historicidade é essencial para compreensão
dos fenômenos sociais, tal qual apontava o método do filósofo alemão Karl Marx.
Por conseguinte, primeiramente, analisar-se-á a face
religiosa da dominação social no mundo ocidental. Tomando o cristianismo,
mormente o catolicismo, como crença dominante, torna-se notório o modo como a
fé engendrou os conceitos de “pecado” e “inferno” para controlar socialmente os
fiéis. Nesse sentido, o temor dos indivíduos perante a promessa de uma punição
eterna, além do receio frente à exposição vexatória perante a comunidade
religiosa, era utilizado de modo a conduzir as atitudes dos crentes, de modo a
atingir o “tipo ideal” da fé cristã.
Em seguida, observa-se o segundo aspecto, o direito, que
no Estado moderno, utilizou-se de ficções jurídicas à imagem dos conceitos religiosos
antes citados com objetivo de controlar a ação social dos indivíduos. Durkheim
afirmara que a função repressiva do direito teria sido esquecida nas sociedades
modernas, todavia esta proposição encontra-se imprecisa. Weber assenta sobre o
Estado a legitimidade para o uso da força coercitiva, cuja legitimação se origina
no próprio direito. O medo do cárcere ou de outra forma de punição física,
produzidas pelo poder estatal, conduzem as ações dos indivíduos, nos moldes do “tipo
ideal” da ideologia dominante.
Neste sentido, cabe a conceitualização do “tipo ideal”, esta
noção consiste na idealização de um modelo de conduta social esperado por algum
grupo social. Esta conduta expectável passa a ser institucionalizada pelo
Poder, religioso no primeiro aspecto abordado, e estatal, no segundo caráter
tratado, de modo a cultivar determinado padrão de relações sociais. A partir da
reprodução destas relações sociais, pode-se manter a ordem da estrutura social.
Enfim, posteriormente a abordagem destes dois aspectos basilares
para a sociedade ocidental, permite-se responder ao questionamento levantado
pelo pensador alemão. Destarte, o motivo principal pelo qual os homens obedecem
é o medo. Independentemente da seara da vida humana, a submissão a determinadas
regras e normas de conduta se dá pelo temor à certa sanção. Não obstante seja
uma sanção metafísica, a ação humana é conduzida por este receio, reação inerentemente
humana, cujo emprego servira a dominação e ao controle social.
Luiz Felipe de Aragão Passos - 1º Ano de Direito/Diurno.
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