Procurar um lugar para a minoria homossexual dentro da sociedade não é um problema recente, o relacionamento homoafetivo sempre existiu na sociedade e é evidente que mesmo com tanto preconceito é visível que os direitos que os homossexuais vêm adquirindo são reais e reflexos do desejo por uma sociedade mais justa e igualitária. Porém não foi uma tarefa fácil,foi necessário uma luta social intensa.
Luta social é um tema abordado por Honett, para comprende-las ele se baseia nos sentimentos individuais e acredita que a busca por reconhecimento seja o fator principal destas. Para o filósofo esse reconhecimento seria uma atitude positiva que o individuo teria consigo mesmo para alcançar a auto-realização.
Para atingir a sua auto-realização a pessoa deve desenvolver a auto-confiança, que se dá na primeira esfera do reconhecimento o Amor, o auto-respeito, através da capacidade de se reconhecer e reconhecer o outro como sujeito de direito que seria a segunda dimensão do reconhecimento o Direito e por ultímo a auto-estima, que se desenvolveria a partir da solidariedade, a terceira esfera do reconhecimento, onde há um reconhecimento reciproco dos valores.
Para Honett ao desrespeitar qualquer esfera do reconhecimento ocasiona uma ruptura nas autorrelações, gerando uma luta social, onde as pessoas não reconhecidas almejam relações de reciprocidade das ideias individuais.
O reconhecimento visa a igualdade, gozando dos mesmos direitos que os demais, independentemente de sua orientação sexual, os homossexuais se sentem integrados a sociedade. Quando o Estado não reconhece a união homoafetiva, priva os homossexuais de direitos, menosprezando a identidade dos mesmos e desrespeitando a segunda esfera do reconhecimento, a sociedade ao insuntá-los e agirem de forma violenta os atingindo física ou pscicológicamente também desrespeitam o amor e a solidariedade, diminuindo a auto-confiança e auto-estima destes. O desrespeito incia essa luta social, que ocasionam mudanças sociais, como o reconhecimento da União homoafetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário