Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de julho de 2018

A dinâmica entre o conflito social e o direito

Segundo Axel Honneth em seu livro Luta por reconhecimento disserta sobre as formas de movimentos sociais, desde sua criação a suas motivações. Ele fundamenta as motivações intersubjetivas em três formas de reconhecimento: o amor, o direito e a solidariedade. Cujo se, de alguma forma, for desrespeitada pode ocorrer num conflito social.

Primeiramente os grupos sociais começam de patamares sociais desiguais. Sendo o caso de alguns grupos de que essa desigualdade gere desrespeito ou, até mesmo, a impossibilidade de sobrevivência material. Desse modo o autor classifica a origem dos movimentos sociais nesses dois grupos, um motivado por sobrevivência material e outro por buscar igualdade social ( isonomia ). Mas os dois movimentos possuem em comum o sentimento de lesão.

Estes movimentos são possíveis pela reciprocidade de sentimentos dos indivíduos, ou seja , as experiencias individuais que normalmente uma determinada classe sofre permite uma identificação do grupo e, por consequência, a criação de uma entidade do coletivo. Nos casos dos movimentos de lutas sociais por reconhecimento são por conta do desrespeito sofrido ou por interesse material- para o mínimo necessário para sobreviver. Podendo um movimento apresentar os dois tipos como ignição.

Portanto a comunidade LGBT sentiu-se desrespeitada com a não positivação do casamento homoafetivo, assim os membros identificaram-se. Tornando possível a realização de uma pressão coletiva no judiciário, mobilizando o direito. Reconfigurando a definição de casamento para o direito.

Henrique de Mendonça Carbonezi
Diurno
XXXV


Nenhum comentário:

Postar um comentário