Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Carta aberta a um finado




Prezado ex-ministro Teori Zavascki, a necessidade de engendrar seu voto acerca da execução da pena após condenação em segunda instância representaram, em função do viés repetidamente pragmático, um desserviço claro ao ativismo judicial e às atribuições últimas com as quais o judiciário, muitas vezes, explana seu lado ‘progressista’.
O fetiche por análise dos recursos extraordinários em seu voto apresenta uma ciclicidade que explicita uma inexpugnável opinião e uma resguarda de interesses restritos ao ambiente das últimas instâncias da jurisdição brasileira. Em primeiro lugar, analisa os recursos extraordinários que tratavam a progressão de regime em crime hediondo dos quais foi relator e chega à conclusão de que fora aqueles que poderiam ser resolvidos por habeas corpus, menos de 4% são providos. Posteriormente, analisa o período entre 2009 e março de 2016 e compreende que dos mais de vinte mil recursos extraordinários e agravos dos mesmos, apenas 1,7% obtiveram êxito – em sua maioria a favor da acusação e só 0,48% ao lado da defesa. Munido, assim, de toda cientificidade possível para desqualificar a contracorrente do julgado pelo Supremo, o senhor Ministro remata que a mudança mínima dos resultados obtidos de segunda para terceira instância são miúdos. Em sua visão, a partir daí, o Direito converge-se em mero instrumento literal e interpretativo raso que ignora a situação alçada pela minoria ignorada pelos dados.
Como Ministro de uma instância com alcance considerável, o ativismo judicial que afronta o poder político e as decisões majoritárias e potencializa o alcance e os sentidos de uma Constituição deveria ser evocado, repensar o Direito além de mera perfumaria é sinal de mudança. A proatividade e a especificidade garimpadas no cenário jurisdicional atual desbanca diretrizes majoritárias e coloca em pé de igualdade os diversos atores do embate social.
Por último, não é sua posição mas sim os meios selecionados para colocá-la em voga que são motivos das maiores críticas em detrimento do sentido de embate que o Direito poderia e tem por dever proporcionar.

Leonardo Henrique de Oliveira Castigioni
1º Ano Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário