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segunda-feira, 12 de maio de 2014

A aplicação dos estudos de Durkheim

       Filósofo e sociólogo, Durkheim nasceu no século XIX na França e por isso pôde vivenciar os resultados sociais da Revolução Industrial. Analisando uma sociedade assolada pela miséria e exploração, foi possível ao autor criar uma metodologia de estudo acerca do homem como um reflexo do contexto no qual está inserido. Nesse ponto, é necessário ressaltar o protagonismo dos estudos dos fatos sociais na obra de Durkheim. Como fato social entende-se qualquer fenômeno ou ação que apresenta uma força coercitiva externa, ou seja, que está ligada a uma imposição da coletividade para o indivíduo. Como exemplo temos as normas jurídicas, os costumes, as crenças religiosas, dentre outros.

     Suas ideias convergem com as de Comte, no que diz respeito aos estudos dos fatos sociais, já que ambas consideram tais fenômenos como “coisas” e priorizam o papel da sociedade na expressão de tais.  Entretanto, Durkheim não corrobora com a sistematização positivista sobre o progresso, na qual esse deveria ser o último estágio atingido por todas as sociedades. Valorizando assim, a diversidade existente entre os grupos e a explicando como consequência de regras de estruturação díspares entre esses.


      Analisando os apontamentos de Durkheim sobre educação compreende-se que essa deve servir de molde para a formação de uma ideologia dentro da sociedade. Ou seja, através da imposição de determinada postura, os indivíduos passam a agir de certa forma a expressarem espontaneamente alguns comportamentos preestabelecidos. Nesse sentido, vale relacionar os meios de comunicação ao assunto abordado, já que esses são exemplos de transmissores de instrução, na qual efetuam – em menor ou maior escala- manipulação sobre seus espectadores. 



Marilana Lopes dos Santos - Direito Diurno

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