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domingo, 8 de março de 2020

Pensamento científico em retrocesso


As bases epistemológicas da ciência moderna são compostas pelas teorias do uso da razão de René Descartes e uso da experiencia e interpretação de Francis Bacon. A maneira de pensar a ciência funciona de forma consolidada, que, apesar de mudanças na tecnologia e metodologia, mantém-se constante através do ceticismo de Descartes e da experiencia empírica e reflexiva de Bacon.
A ciência moderna deve ser um instrumento de intervenção capaz de aprimorar a condição humana, e é fundamental para a prosperidade de uma nação. Isto posto, o retrocesso do pensamento científico faz questionar como introduzir o pensamento crítico de forma mais difundida e profunda em uma sociedade que resiste ao conhecimento.
Os sucessivos cortes na educação, que em 2020 representam uma queda de investimento que chega a 54%, demonstram a falha no compromisso de construção de um projeto extensivo à população no Brasil, bem como a ausência da solidificação de um projeto nacional, que tem como consequência uma nação em retroação.
É, portanto, fundamental que haja uma reforma na pedagogia e no ensino que se inicie logo na escola primaria a fim de tornar os métodos cientifico cada vez mais acessíveis, desenvolver o pensamento critico na juventude e instigar a curiosidade para questionar. O combate a desinformação e ignorância em relação a ciência deve ser feito com o uso da mesma. No século XVII, Descartes e Bacon desenvolviam fundamentos tão concretos na ciência, que ainda hoje são relevantes, e consequentemente serão meios de evoluir uma sociedade historicamente atrasada que cai nas armadilhas de seu próprio conservadorismo e falibilidade.

Vitoria Talarico de Aguiar – Diurno- 1º Ano

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