Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de março de 2020

O choque entre o real e o abstrato

       Diante ao elevado número de informações disponíveis nos dias hodiernos, tornou-se algo corriqueiro a disseminação de falsas ideias no espectro social. O célebre filósofo Francis Bacon, considerado um dos pilares da corrente filosófica empírica, afirmava que as reais percepções do mundo eram obtidas através da utilização da experiência sensorial humana, rejeitando assim toda e qualquer tentativa de deterioração da verdade.
      Ademais, consonante também na busca pela "Afirmação do Real" , é valido ressaltar um grande personagem, René Descartes. Este sendo conhecido por fazer uso de sua conhecida Dúvida Metódica e ser um dos grandes representantes da corrente racionalista , dizia que o real conhecimento não podia ser alcançado pelas evidências empíricas, mas sim pelo uso direto da razão. Com isso, em virtude desse considerável choque de ideias,  Kant, sintetiza ambas as ideias e introduz o Criticismo no ramo filosófico, para ser assim mais uma ferramenta em busca da pura verdade.
     Sob essa ótica, fica perceptível que o papel da Ciência está voltado exclusivamente para a produção de conteúdos essenciais à vivência humana e que toda atitude que coloque sua integridade em risco necessita de um combate imediato para não permitir que o abstrato assuma a posição do real em uma Contemporaneidade que se encontra em declínio no âmbito científico-social e que possui a audácia de contestar a veracidade de estudos que não estão mais em posição hipotética, mas sim em posição factual.



    Mateus de Oliveira Medeiro - Direito - Noturno - 1º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário