No conto intitulado "Em Terra de Cegos", o escritor britânico H.G.Wells descreve um mundo em que a maioria perdeu a capacidade de enxergar e os poucos que enxergam, ao contrário do ditado popular não são reis, tem seus olhos arrancados.
O conto representa uma excelente metáfora da sociedade atual, com o grande avanço da ignorância, explicitado em casos mais relevantes como o movimentos anti-vacina e o terra planismo. Tais comportamentos obscurantistas revelam uma ruptura com os métodos propostos por René Descartes e Francis Bacon, bases do pensamento moderno, que influenciam a produção científica a mais de 300 anos.
Com destaque para Descartes com seu método de aprendizagem revolucionário capaz de colocar em dúvida tudo aquilo que pode ser duvidado,mas com o objetivo de encontrar a verdade e não apenas de um ceticismo sem sentido. Vale ressaltar também, Bacon e seus ídolos (tribo, caverna, foro e teatro), método criado para evitar os erros de natureza humana na síntese do conhecimento.
Assim, a necessidade de aproximar o pensamento de Descartes e Bacon do ensino infantil, de modo a tornar a educação mais crítica, ensinando desde a base a importância da dúvida no processo de averiguação de de uma informação. Portanto, a educação representa uma cura para a cegueira coletiva da sociedade. Somente assim, os guiados pela razão e experiência não terão seus "olhos arrancados" como no conto de H.G.Wells.
Lucas Passos Duran Netto-1°ano Direito-diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário