Primeiramente, a obtenção de informação nunca esteve tão fácil. Contudo, isso é válido para todo tipo de informação, desde artigos científicos até os obscurantismos mais absurdos. Por conta disso, pessoas com crenças baseadas, muitas vezes, em seus sentidos ou opiniões sem base cientifica encontraram grupos onde seus pensamentos são validados, fortalecendo está visão. Mas qual o mal nisso? A maior parte desses grupos são basicamente inofensíveis, mas um dos mais preocupantes é o grupo das pessoas anti-vacinas. São somente algumas pessoas, não é mesmo? Sim, no início eram apenas algumas pessoas, mas o número de negacionistas cresce sem parar, e alguns deles ocupam posições de grande influência ao redor do mundo. Mas por qual razão estes movimentos estão crescendo? Eles estão crescendo porque as respostas que eles fornecem são muito mais simplistas do que as fornecidas pela ciência e necessitam de bem menos reflexão, tornando-as acessíveis para pessoas comuns.
Em segundo lugar, o surgimento de pessoas que utilizam sua influência, seja ela advinda da religião ou de movimentos anti-ciência, para adquirir posições de poder e defenderem suas visões de mundo sem fundamento no racional é preocupante. Há inúmeros exemplos das consequências que a supremacia do oculto na sociedade causa, o que torna o surgimento, nas palavras de Francis Bacon, dos ídolos do teatro algo extremamente perigoso.
Logo, as ideias que vão contra pesquisas fundamentadas na razão e na experimentação podem ser nocivas para o mundo civilizado. Portanto, se algo não for feito para impedir a "conversão" de pessoas para estes movimentos o mundo pode se tornar um lugar dominado por achismos.
Victor Hugo de Souza Campagnoli - Diurno - 1º ano de Direito
Nenhum comentário:
Postar um comentário