Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de março de 2020

BASE FORTE, FUTURO BRILHANTE



A palavra base vem do latim “basis”: raiz, aquilo que sustenta. Tudo o que é construído precisa de pilares rígidos. Ao erguer um prédio, toneladas de concreto são derramadas sob o solo afim de criar firmeza para todos os andares que estão por vir, e uma base forte garante uma contrução bem finalizada.
  René Descartes dizia que a razão movia o conhecimento, e usa-la nos poupava de qualquer desvio ideológico e alienador. A racionalidade permite ao homem relacionar-se com centanas de pessoas, viver em uma organização de extrema complexidade e desenvolver teorias e tecnologias capazes de aumentar sua qualidade de vida, é o que viabiliza a reflexão, a compreensão do funcionamento do mundo (em partes) e consequentemente a manipulação dos meios físicos para o bem da espécie. Portanto, é justo que a razão seja um dos pilares da ciência moderna.
  Por outro lado, Francis Bacon afirmava que os motores da sabedoria tiravam energia da experiência. Inegável. O ensino histórico como matéria obrigatória nas escolas brasileiras e de grande parte do mundo explicita isso, veja bem: entender o andamento dos tempos antigos até a atualidade é ter noção do que funcionou e o que falhou. Conhecer o passado evita a ascensão de novos ditadores, novas quebras de bolsas de valores e novas formas de exploração - ou ao menos deveria. O empirismo possibilita a observação de padrões e a criação de teorias baseadas nessas repetições, como a maneira de agir uma sociedade, para aqueles que trabalham para o aprimoramento das relações homanas; ou a forma com que um vírus ataca a uma célula, para os que sonham em curar doenças. Por esse fato a experiência se coloca como um essencial aspecto que sustenta o atual mundo científico.
  A ciência é um edifício que não se sustenta por crendices ou achismos, e por conta disso a razão somada à experiência são os pilares que mantém todo esse trabalho em desenvolvimento, protegendo-o desses percalços que ainda existem em meio a ideias pouco críticas e baseadas em senso comum.

Aluno: Gabriel Nogueira Cruvinel Querino Santos. RA: 201221624

Nenhum comentário:

Postar um comentário