Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de maio de 2019

A dialética como emancipação do homem.


Segundo Hegel, o conflito entre tese e antítese é responsável, além de fazer a síntese que nada mais que o resultado desse choque, origina as mudanças que ocorrem tanto socialmente quanto no próprio individuo, por esse motivo essa dialética que gera em diversos aspectos a instabilidade, também direciona o direito a ser tão mutável e amplo, para que assim ele possa se tornar um apoio para o humano e a sociedade perante todas essas constantes e intensas transformações. Todavia, no momento atual em que o Brasil se encontra, com extrema conturbação social e principalmente política (com um governo que não representa a maior parte da sociedade) a dialética também pode se tornar um horizonte positivo devido a síntese originada por ela, e assim servindo como base principalmente para o grupo de minorias no pais.

Cada ser humano possui dentro de si a ideia do que é direito desde o período pré-histórico, contudo indubitavelmente o tal conceito mudou, devido a passagem do tempo, para cada indivíduo e as sociedades. Portanto com esse fenômeno descrito, não se pode deixar de atribuir a dialética como peça chave à essas transformações, pois o choque de ideias opostas origina a mutabilidade, que em passos de formiga gera uma síntese progressista, originando uma sociedade mais inclusiva e com mais direitos, um exemplo disso é o índice de analfabetismo no brasil que vem reduzindo desde 1940 com Getúlio Vargas. Dessa maneira, é possível comprovar a ideia de Heráclito que alega que “nada é permanente, tudo flui”.

Por isso, com esse fenômeno descrito, ainda que a população brasileira se encontre desesperansoça e sensibilizada perante essas medidas governamentais que proporcionam regresso aos seus direitos, os quais foram conquistados por meio de intensas lutas sociais, a dialética pode proporcionar ainda que em momentos futuros, uma síntese positiva e progressista a população, pois tal dialética no cenário social brasileiro se encontra entre o povo brasileiro que luta por mais direitos e as medidas governamentais que retiram esses direitos. Com esse quadro, oriunda um grupo de minorias que se uniram ainda mais contra a oposição, os debates que com a ajuda das redes sociais conseguem alcançar maior número de pessoas, além de uma juventude crítica que não aceita calada tais ações que vão contra seus ideais. Desse modo, ainda que leve um bom tempo, a síntese realmente se faz positiva, visto que essas atitudes tomadas pelo povo brasileiro perante essa nova face política, hão de criar algum legado ou lição progressista as gerações futuras. 

São nesses aspectos que faz com que a síntese seja levemente positiva para aqueles que pertencem a camadas mais desfavorecidas socialmente, além de servir como um fator motivacional para que os movimentos sociais continuem lutando por seus direitos e ideias. Portanto, com esse cenário o direito se adequa a essas mudanças geradas pelos conflitos da dialética, se tornando assim emancipatórios para o indivíduo. E por isso a dialética se faz tão importante, e resiste desde os períodos pré-historicos resultando no período atual.


Lívia Ribeiro Cunha                                       Direito - Noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário