Com a
Revolução Industrial do século XVII e a conseqüente maquinização das
industrias, menos ‘’força’’ era necessária para a execução do ato de produção.
Dessa forma, uma máquina que necessitava de uma força de por exemplo 40kg para
ser operada agora precisava apenas de uma força de 10kg, isso abriu portas para
o trabalho infantil, devido aos salários mais altos cobrados pelos homens que
exerciam a maior força. A problemática desse fato, segundo Marx, era que o
salário abaixa para a criança que executa o trabalho e dessa maneira, abaixa
também para a família.
Nos dias
atuais o trabalho infantil ainda existe, a uma maneira semelhante a idealizada
por Marx, as crianças entram no mercado de trabalho para ajudar financeiramente
a família necessitada. O problema é que dessa maneira a evolução economica de
tal família não acontecerá, pois os salários baixos e sem chance de melhora
serão sempre os mesmos, e assim gera-se um ciclo vicioso de pobreza, onde os
proximos descendentes ainda terão de trabalhar por sustento e assim por diante.
O ponto
discutido é que se a educação pública fosse realmente estimulada e de qualidade,
isso quebraria as barreiras da necessidade do trabalho infantil, uma vez que a
longo prazo jovens se formariam e teriam salários muito melhores e maiores que
aqueles que conseguirima com o mesmo tempo de trabalho sem especialização
faculdade e etc.
Pode-se então
observar que, para Marx a grande problemática se dava na renda familiar ficar
cada vez mais baixa devido ao trabalho infantil, porem, na atualidade o real
problema gerado pelo trabalho infantil é mais trabalho infantil no futuro,
voltando ao assunto já citado no texto, o trabalho infantil só leva a mais pobreza,
e mesmo com os problemas existentes na fiscalização do mesmo, a solução ideal
seria a educação, para um futuro mais prospero e desenvolvimento da sociedade e
do cidadão.
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