Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de junho de 2012


Ja que com o desenvolvimento da maquinaria,supera-se os limites humanos, nao mais e necessario a forca do homem para coordena-la. Assim nao ha logica capitalista em pagar por uma forca que nao e usada,e apenas  ociosa. Surge entao a utilizacao da forca de trabalho da mulher e da crianca, que quase nao dispoem de forca fisica em si, em compraracao com o genero masculino. Ainda ha a propria necessidade de sustento da familia , que devido aos baixos salarios, e obrigada a integrar novos participantes a renda familiar. Porem as situacoes de trabalho em que se encontram, a intensidade e a duracao da jornada de trabalho e degradante e desgastante,explora e utiliza-se de todos os recursos humanos ate que se esgotem. Os reflexos disso na estrutura familiar sao muito claros e fortes.Os pais cansados, nao podem dar atencao aos filhos tanto no sentido de fornecer-lhes o basico, como dar banho,preparar o alimento  , quanto no aspecto amoroso de contrucao da identidade paternal e maternal.O estresse causado pelo trabalho tornava os pais relapsos dentro de casa,chegando a casos extremos, durante a revolucao industrial, de envenenamento dos filhos e de droga-los com opio. Alem de as proprias relacoes familiares, o nucleo da familia, onde a crianca se sente confortavel e protegida para desenvolver-se potencialmente, e totalmente desestruturado e causa danos ao “incapaz”.
De certa maneira, melhor dizendo , a sua maneira, nossa realidade atual e similar a aquela.Os pais saem pra trabalhar quase que em periodo integral, mas por nao terem com quem deixar os filhos, ja que muitas vezes nao se consegue vagas nas escolas ou creches, ou ate porque apenas a minoria destas dispoem de periodo integral; entao os filhos ficam nas ruas. Por exemplo, nas favelas e periferias brasieiras , as criancas ,ficam “jogadas” nas ruas, a merce de suas proprias vontades,e acabam se envolvendo com a criminalidade induzidas por outros e pela propria realidade que a circunda. Ainda os pais que,mesmo por desejo capitalista,e ausente ja que sao abarrotado pelas reunioes e viagens  a negocios,nunca dispoes de tempo para os filhos, causando muitos danos psicologicos aos jovens e criancas. Tudo isso refletie na propria sociedade, como um todo,ja que as criancas  sao o futuro da sociedade, seja pelo aumento na criminalidade, nos mecanismos de opressao,intensificando as mazelas sociais, como em um ciclo de reprodutor.
A crianca, ao ser usada como forca de trabalho, e despotencializada, perde toda sua infancia,a possivel   criacao de valores, sonhos, o seu imaginario e sua futura capacidade critica. E interessante observar que mesmo com a tentativa estatal,visivelmente ineficiente ou ate com intuito artificial, de impedir ou dificultar a exploracao extrema da crianca, com a criacao de escolas e tempo minimo de frequencia,o Capitalismo aparece como um camaleao, porque encontra sempre um jeito de se adequar ao sistema ou burla-lo, fornecendo atestados falsos de idade e explorando nas “horas vagas”a crianca como forca de trabalho. Concluindo, o capitalismo  atraves  da mais-valia e utilizando a forca familiar no trabalho, prejudica e desestrutura a familia e, indiretamente a propria sociedade.

Jessica Duquini
*lembrando que meu teclado nao possui acentos ortograficos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário