Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ciência + Capital = Capital²


Sem dúvidas o capitalismo trouxe evidente progresso ao desenvolvimento da ciência e tecnologia.  Não é difícil comprovar, basta pegar um rápido panorama do fim do século XIX e começo do século XX para ver que as técnicas e o saber progrediram exponencialmente se comparados ao desenvolvimento dos séculos anteriores.
Obviamente as evoluções tecnológicas e científicas foram muito importantes e, até certo ponto, positivas para o homem. Porém até que ponto o capital atua em benefício da ciência?
De fato, os investimentos são essenciais para a sobrevivência das pesquisas e projetos científicos, porém, muitas vezes visam apenas o lucro, buscando os interesses do próprio capital e do próprio investidor. Há, portanto, uma inversão de valores e o capital, que deveria ser o combustível para mobilizar a busca da ciência, acaba sendo o “ator principal”.  Para ilustrar melhor: os investimentos privados em pesquisas para medicina são muito menores que no setor industrial, por exemplo. Por quê? Simplesmente porque um da mais lucro que o outro.
Saber realmente é poder, nas indústrias não são as máquinas que ajudam os homens, mas sim os homens que auxiliam as máquinas.  Busca-se o lucro de toda a forma possível, crianças trabalhando, condições precárias. A soma ciência + capital tem como resultado mais capital, lucro e a ciência acaba sendo esquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário