Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de junho de 2012


A incógnita da soma entre capital e ciência.

Todos nós sabemos que nossa economia vem sofrendo grandes transformações desde a Revolução Industrial na Inglaterra. Tudo isso foi proporcionado graças a muito investimento de capital por parte da burguesia que financiou o desenvolvimento da ciência, acarretando em uma melhoria enorme nos meios técnicos de produção. Antigamente, a força de produção tinha como principal fonte de trabalho a dos homens, que eram mal remunerados e trabalhavam em condições deploráveis. Hoje observamos um panorama completamente diferente do que a dois séculos atrás. 

Oriundos da soma entre capital e ciência, surgem inúmeros fatores que podemos considerar sendo os principais para a realização da revolução tecnológica presenciada nos dias atuais. Com investimento maciço em tecnologia de ponta, os produtos demoram menos tempo para sair de sua linha de produção, graças a robotização e a nanotecnologia. Por outro lado temos um fator negativo, a mão de obra humana que é desempregada em razão desta revolução tecnológica.

Podemos ainda observar uma renovação constante dos meios técnicos de produção, o que otimiza cada vez mais o tempo e a qualidade da produção. Além do mais, os vultuosos investimentos de capital em setores como pesquisa científica química e biológica, estão dando resultados positivos, e, em questão de anos encontrarão a cura para várias doenças como o câncer, a AIDS, etc.
Está incógnita que se forma da soma de capital e ciência, se justifica pelo fato de que também trará consequências catastróficas para a população mundial. Poderemos observar como consequência desta soma de fatores, uma grande onda de desempregados que assola os países como Espanha, Grécia e até mesmo no Brasil. O capital investido em tecnologia, poderia ser encaminhado para setores como a educação, visto que no nosso país ainda opera uma greve de quase 1 mês nas universidades federais. Uma pequena porcentagem do PIB do pais, como 4%, poderia ser destinado ao setor de saúde pública, para dar  à população um atendimento mais digno.

Este é o dilema que se segue em nosso panorama econômico atual, muito controverso, porém com alguns aspectos positivos. Com tanto pano pra manga, acredito que Marx estaria satisfeito em constatar que sua teoria político-econômica se repete durante gerações e ecoa pela humanidade.

Tema: ''Capital + Ciência = ?''

Vítor Augusto Momma Portioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário