Bauman, em sua obra “Em Busca da Política”, inicia argumentando os motivos pelos quais os homens modernos ignoravam sua luta ideológica, e concluiu que, simplesmente, por considerarem tudo uma grande utopia. A qual proporcionava, apesar da insatisfação, uma frágil sensação de segurança mas sólida de acomodação:
E, mesmo o autor se referindo à relação interpessoal de indivíduos, no sistema socioeconômico global de capital essa mesma perspectiva acontece em âmbito nacional. Influencia o modo pelo qual os países interagem entre si e, assim como o sistema capitalista produz a luta de classes, na esfera global ele fundamenta a Teoria Marxista da Dependência, buscando compreender, através da história, as consequências sociais, econômicas e toda forma de limitação desenvolvida pelo imperialismo de potências mundiais imperialistas, que estabeleciam um mecanismo de dominação a fim de explorar a riqueza dos dominados.
O Marxismo é teorizado principalmente no Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, traduz cientificamente quais os ideais do comunismo ao propor o fim dos interesses burgueses, sua propriedade privada, sua exploração, seus proletários.
Não são apenas os produtos que mudam conforme a vontade da burguesia, mas as mudanças econômicas que acabam gerando afetam a sociedade como um todo, gerando mudanças de paradigmas que tornam necessária uma readaptação. E, muitas vezes, as mudanças se mostram tão drásticas e súbitas que levam à desestabilização da ordem vigente.
O fato de que o homem moderno tenha se acostumado a perder não significa que não exista outra possibilidade. Sua acomodação é só o que impede uma percepção crítica do sistema capitalista no âmbito individual e global e uma união de forças que permita a mobilização. Ao contrário do que se imagina, alienação não é qualquer modelo de ideologia; é a aceitação passiva.
Pedro Henrique Barreiros Hivizi - XXXVIII - Noturno
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